BBB21

BBB 21: Eliminados superam confinados em popularidade; Lumena fica na lanterna

Lucas Penteado e Arcrebiano são os mais bem avaliados na web

Lucas e Arcrebiano lideram ranking de popularidade digital após eliminação
Lucas e Arcrebiano lideram ranking de popularidade digital após eliminação - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Diferente do que pode parecer em um primeiro momento, deixar a disputa do Big Brother Brasil 21 pode trazer sim algumas coisas boas. Apesar de saírem da disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhões, tanto Lucas Penteado quanto Arcrebiano, mais conhecido como Bil, têm colhido bons frutos do lado de fora.

O ator Lucas Penteado foi o segundo brother a sair da casa, por desistência, no último dia 7, deixando para trás a pressão enorme que vinha sofrendo dos outros competidores, para ganhar convites para novos projetos e até vaquinha online de seus fãs para comprar a tão sonhada casa de sua mãe.

Já Arcrebiano saiu do programa na última terça-feira (9) ao disputar a preferência do público com Gilberto e Juliette, e, segundo muitos internautas, ganhou com isso ao se livrar das investidas e depois dos ataques da cantora Karol Conká. Eliminado, ele pôde sentir o carinho do público e trocar flertes com Anitta, 28.

Os dois ex-competidores se destacaram também nas redes sociais e se tornaram os brothers mais populares digitalmente, superando todos os que continuam confinados e na disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão. Lucas cresceu 20% em relação à semana passada e Arcrebiano, cerca de 97%.

Dessa forma, Lucas se manteve pela segunda semana seguida como o mais popular de todos que entraram no BBB 21, com um IPD (Índice de Popularidade Digital) de 76,73 --na semana anterior era de 64,02. Já Arcrebiano foi de 22,29, na semana passada, para 43,94, o que resultou em um salto da 14ª para a 2ª colocação.

Publicado semanalmente pelo F5, o ranking é feito pela consultoria Quaest e avalia o desempenho de personalidades no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google. Um modelo estatístico pondera e calcula a importância de cada dimensão, e os candidatos analisados são posicionados em uma escala de popularidade de 0 a 100.

A análise se dá em cinco dimensões, considerando fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamento das postagens), valência (reações positivas e negativas às postagens) e presença (número de redes sociais em que a pessoa está ativa).

A única eliminada até agora que não sentiu essa popularidade nas redes sociais é Kerline, a primeira a deixar o programa. Assim que foi anunciada no BBB 21, ela tinha um IPD de 13,57, o que a colocava na 14ª posição, e hoje chega a um IPD de 18,24, caindo duas colocações.

Já entre os confinados, a advogada e maquiadora Juliette segue como a mais popular, com IPD de 42,25. Ela, que havia começado o programa na 18º posição, vem subindo progressivamente, apesar da perda de uma colocação desde a semana passada, para Acrebiano.

Outros destaques, logo atrás de Juliette no ranking de popularidade, são Viih Tube e Pocah, que já traziam uma boa avaliação de antes do reality, devido ao grande número de fãs e seguidores. Atrás delas veem Carla Diaz, Sarah e Fiuk, respectivamente. Assim, Arcrebiano, Juliette e Sarah são os únicos do grupo Pipoca entre os dez mais populares.

Na lanterna do ranking estão, pela segunda semana seguida, Nego Di e Lumena. Apesar de a psicóloga ser a última colocada, o comediante é quem pode sair no paredão desta terça-feira (16), com possibilidade de se tornar um dos mais rejeitados da história do programa. Hoje, Aline, do BBB 5, é a recordista, tendo saído com 95% dos votos, quando os paredões ainda eram duplos. Na era dos paredões triplos, a recordista é Patrícia Leite, do BBB 18, com 94,26%. ​

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem