Em Mestres da Sabotagem, cozinheiros caem em ciladas para conquistar prêmio
Programa apresentado por Sergio Marone será exibido pelo SBT e pelo Discovery
Programa apresentado por Sergio Marone será exibido pelo SBT e pelo Discovery
Uma cozinha com diversos participantes disputando um prêmio em dinheiro não é novidade no mundo dos programas de TV. Porém, o Mestres da Sabotagem, que estreia neste sábado (24) às 22h30 no SBT, tem uma reviravolta: não basta cozinhar bem, tem que fugir do boicote dos colegas.
Com apresentação de Sergio Marone, o programa vai funcionar assim: a cada semana, quatro chefs de cozinha recebem R$ 25 mil cada um para preparar seus pratos. Além de ter um tempo definido para entregar, eles também terão que gastar parte do dinheiro em leilões de ingredientes e poderão comprar uma ajudinha para atrapalhar os concorrentes.
Ao todo são três provas eliminatórias por semana, após as quais o chef Giuseppe Girundino prova os pratos sem saber quem foi boicotado ou não. Quem for o melhor avaliado por ele, continua na disputa. No caso do último prato, quem ganha leva para casa o que sobrou do valor inicial recebido.
O diretor da atração, Lucas Gentil, lembra que o prêmio é bem vantajoso, principalmente se considerar que a pessoa só vai passar algumas horas gravando. "É melhor do que passar três meses confinado", diz ele, em tom de brincadeira. "A receita desse programa é maravilhosa, mistura game, cultura culinária e humor. É diferente de tudo o que você viu e atinge todos os públicos."
Marone, que é mais conhecido pelo trabalho de ator, afirma estar feliz com a nova oportunidade no comando da atração. "Parece que o programa foi pensado para mim", diz. "Fico muito à vontade de ser eu mesmo, mas também tenho a possibilidade de brincar, fazer uns olhares..."
Antes contratado da Record, ele diz que chegou ao SBT duas semanas antes de começar a gravar para acompanhar a pré-produção. "Estou sentindo a mesma emoção que senti quando fiz 'Os Dez Mandamentos' [novela de 2015 da Record], com todo mundo vibrando na mesma sintonia, acho que isso imprime na tela."
Tudo foi feito durante a pandemia, de modo que foi preciso tomar cuidados redobrados diante e detrás das câmeras. "Foi bem diferente de tudo o que já tinha vivido", diz Marone. "Há lugares marcados para as pessoas ficarem nos bastidores, não pode ficar circulando, se sai do set tem que colocar a máscara. É um jeito novo, a gente ficava muito mais relax nos bastidores."
Para Girundino, que é diretor da Accademia Gastronomica, em São Paulo, o maior sabotado do programa é ele próprio. "Geralmente nesses programas de culinária, os jurados ficam entediados, mas no meu caso cada prato é uma emoção e uma risada."
Entre as iguarias que ele já provou no programa estão ovo com casca, hambúrguer feito no ferro de passar e ceviche com chocolate. "Tem que ter um equilíbrio entre a análise do prato, que tem que ser feita seriamente, e saber que por trás desses pratos pode ter tido sabotagem", explica. "Os participantes fazem milagre."
O programa é uma adaptação do formato "Cutthroat Kitchen", da Discovery Networks. Nos Estados Unidos, a versão local já tem 15 temporadas produzidas. Serão ao todo dez episódios, com mais seis já gravados a partir de janeiro de 2022.
"Falávamos desse programa havia pelo menos uns cinco anos", afirma Fernando Pelegio, diretor de Planejamento Artístico do SBT, em bate-papo com a imprensa para o lançamento da atração. "Ou não tinha o horário ou não tinha o dinheiro. Com a pandemia, precisamos de um formato que fosse seguro e que pudesse ser feito com poucas pessoas."
Ele também revela que os patrocinadores da atração foram fechados com a Discovery, que vai reexibir o programa todas as sextas-feiras, às 19h40, no canal pago Discovery Home e Health. Os anunciantes ainda não foram revelados por estarem em fase de assinatura de contrato.
Para Monica Pimentel, vice-presidente de conteúdo da Discovery Networks no Brasil, a estratégia de negociação faz muito mais sentido. Ela também diz que a versão brasileira foi muito bem avaliada em termos técnicos pelos donos do formato.
Thiago Stivaletti: Foto de Fernanda Torres mostra que o brasileiro não tem maturidade pro Oscar
Marido de Sasha se apresenta como nepo genro para divulgar álbum
Vovó com óculos escuros grossos se torna um ícone da moda improvável
Outro Canal: BBB 25: Globo fecha com 19 marcas e reality já fatura pelo menos R$ 650 milhões
Comentários
Ver todos os comentários