Televisão

Sofia traz frieza e sedução com 'volta triunfal' em 'Totalmente Demais', diz Priscila Steinman

Personagem, que havia sido dada como morta, reaparece na novela

Eliza (Marina Ruy Barbosa) e Sofia (Priscila Steinman) em cena de 'Totalmente Demais' (Globo)
Eliza (Marina Ruy Barbosa) e Sofia (Priscila Steinman) em cena de 'Totalmente Demais' (Globo) - João Cotta/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A atriz Priscila Steinman, 32, está animada com o retorno de sua personagem em "Totalmente Demais"(Globo). Sofia, a filha de Lili (Vivianne Pasmanter) e Germano (Humberto Martins), que havia sido dada como morta em um acidente de carro, vai reaparecer no capítulo desta quarta-feira (19) para mexer com as estruturas da família.

"Ela é uma personagem sedutora, que traz a revelação de um segredo surpreendente e reviravoltas que dizem respeito a vários personagens", afirma Steinman, ao recordar que foi na novela de Rosane Svartman e Paulo Halm que teve a primeira experiência de participar de todo o processo da trama, do início ao fim.

Irmão de Sofia, Fabinho (Daniel Blanco) fica desnorteado ao ter uma visão da jovem.Lili também se sente culpada por ter engatado um namoro com Rafael (Daniel Rocha), ex-noivo da filha. Depois de acompanhar cada passo da família pela internet, Sofia prepara a aparição para os pais. Ela também pretende acabar com as chances de Eliza (Marina Ruy Barbosa) de ser uma das herdeiras da Bastille.

*

"Totalmente Demais" trouxe visibilidade para a sua carreira de atriz. Sua personagem retorna à trama nesta quarta. Como está a sua expectativa?
‘Totalmente Demais’ foi a primeira novela que eu fiz no sentido de integrar o processo inteiro. Foi a minha primeira experiência em novela desde a preparação até o final. Quanto maior a visibilidade, maior a responsabilidade. Adoro a novela, é um conto de fadas moderno, contemporâneo, muito bem desenvolvida pela Rosane Svartman, Paulo Halm e por toda a equipe. Assim como público, também estou na expectativa.

Você tem acompanhado a repercussão da novela nas redes sociais?
Sim. O interesse pelo retorno de Sofia é enorme. Acompanho pelas notícias e pela rede social toda a repercussão de como essa trama desperta o interesse do público. É realmente uma personagem sedutora, que traz a revelação de um segredo surpreendente e reviravoltas que dizem respeito a vários personagens da história, gerando tensão, conflito e surpresas eletrizantes.

O que chama a atenção na Sofia?
A frieza. Acho interessante pensarmos os personagens através de suas fendas e o que é possível transbordar. Eu li alguns livros quando recebi os capítulos com o retorno de Sofia. Um deles foi "Garota Exemplar", que me inspirou muito na composição para esta fase.

Qual a lembrança mais marcante das gravações?
Fomos muito felizes em todo o processo da novela. Lembro que na preparação do elenco, durante um exercício, eu e Vivi [Vivianne Pasmanter] tivemos uma crise de riso. Nos conectamos ali. Guardo lindas amizades desse trabalho. Depois trabalhamos juntas, anos depois, em "Novo Mundo" [em reprise na faixa das 18h da Globo]. Durante as gravações, a cena mais marcante sem dúvida foi a volta de Sofia para casa. Gravamos em um take só, direto, sem nenhum corte e sob a direção do Luiz Henrique Rios.

Como surgiu a oportunidade de direcionar a sua carreira para o lado de autora?
A escrita sempre foi uma prática natural e fluida para mim, desde criança. Comecei a escrever no curso de teatro Tablado, que fiz desde os 9 anos. Aos 10 anos, escrevi meu primeiro texto que compartilhei em público, atuando durante uma peça de fim de ano. Foi divertido. Sempre escrevi cartas para presentear a minha família e amigos. Não tinha a projeção de um dia viver para a escrita, como é hoje em dia. Foi algo natural, uma necessidade de compartilhar as ideias, de realizar. Eu não vejo exercer a profissão de atriz e autora como algo dicotômico, somos múltiplos e complexos. Sinto a necessidade de criar e realizar como artista. É onde o meu prazer habita.

Quais foram os seus trabalhos como autora, roteirista e/ou colaboradora na Globo?
Comecei a trabalhar na Globo como autora há dez anos, quando eu tinha 22 anos. Já integrei a equipe de roteiristas da novela "Malhação – Intensa", escrita por Rosane Svartman e Gloria Barreto, e na equipe do "Na Moral", antigo programa do Pedro Bial. Depois parei por um período para me dedicar exclusivamente à atuação. Até que assinei como autora titular o especial "O Natal Perfeito", exibido em 2018, e agora trabalho na nova temporada de "Malhação – Transformação". É um trabalho árduo e que, atualmente, requer a minha dedicação total.

Quais são seus planos pós-pandemia?
Quero reencontrar minha família e meus amigos. Quero proporcionar momentos afetuosos para a minha filha, que ela possa abraçar e conviver com os amigos. Sinto saudades da convivência com o outro e também de ações cotidianas: de pegar metrô, levar minha filha na creche, de me moldar na areia da praia, de ir me emocionar no teatro, de compartilhar uma sessão de cinema. Espero que essa pandemia tenha construído novos olhares e práticas na nossa sociedade. Que o exercício da cidadania seja incorporado em nossas vidas. Que ajudar as pessoas em situações vulneráveis seja um projeto de justiça social diária.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem