Televisão

Clarissa Kiste se diz honrada por ser mãe solo em 'Amor de Mãe' e quer personagem empoderada

Natália terá recaída e retomará romance com Durval na novela

Clarissa Kiste

Clarissa Kiste Bruno Poletti/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Entre vários exemplos de maternidade que aparecem na novela “Amor de Mãe” (Globo), Clarissa Kiste afirma estar honrada em representar as que criam seus filhos sozinhas. “Isso é muito real e no Brasil mais ainda. A gente tem 5 milhões de pessoas que não têm nem o nome do pai na certidão”, diz ela. 

Aos 41 anos e com uma carreira já bem consolidada no teatro e no cinema, a atriz faz agora sua estreia em novelas como Natália, uma mulher abandonada, que vê o ex-marido Durval (Enrique Diaz) voltar depois de anos, reascendendo mágoas e afetando sua relação com a filha do casal, Carol (Duda Batsow). 

“Eu me emociono muito com essa história. Eu me sinto animada por representar essa quantidade enorme de mães solo”, diz a atriz, que na trama passa a ser vista como vilã pela filha com a chegada de um pai legal e permissivo. “Essa coisa de responsabilidades iguais é muito nova, de 20 anos pra cá. É bom discutir isso.”

Na semana passada, a novela mostrou justamente Durval assumindo as responsabilidades pela filha, que foi morar com o pai após ter sido expulsa de casa pela mãe. Nesta segunda (6), o núcleo iniciou uma nova reviravolta, dessa vez com a aproximação e até troca de beijos entre Natália e o ex. 

Clarissa afirma que não sabe qual será o futuro do casal, mas diz acreditar que é possível, sim, que eles se entendam, apesar de toda mágoa que ficou.

“Acho que, de alguma maneira, essa história ficou mal acabada para ela. Essa volta pode ajudá-la a superar. Talvez superar esse sonho de uma vida ideal, que a gente cresce com isso. ​Pode ter lugar até para discutir o desejo da mulher. Uma atração que ainda existe apesar de tudo. Agora, mais madura, ela pode sucumbir a isso."

As irmãs e confidentes de Natália na trama, Vitória (Taís Araujo) e Miranda (Debora Lamm), vão mostrar opiniões opostas diante do romance. Mas o problema mesmo deve ser a filha: “Tenho o caso de uma amiga, cuja mãe falava muito mal do pai e depois eles voltaram, a filha ficou com isso cabeça. Não é fácil”, avalia a atriz. 

Questionada se torce pelo casal, Clarissa diz que ainda não sabe. “Estou esperando acontecer. Mas minha torcida mesmo, como mulher, é para ver a Natália cada vez mais empoderada, se sentido valorizada, que a filha a respeite... Acho que isso é o mais importante."

NA VIDA E NA FICÇÃO 

Na vida real, a atriz vive uma vida bem diferente da de sua personagem. A filha de Clarissa ainda tem cinco anos, o que coloca ela longe dos conflitos que Natália tem passado com a filha adolescente. A inspiração dentro de casa vem de suas sobrinhas adolescentes e das irmãs: “Elas falam as mesmas frases que a Natália fala”, recorda a atriz, aos risos.  

Na ficção, a atriz já viveu conflito parecido com o da novela, como em “Ferrugem”, filme vencedor do Festival de Gramado 2018, em que contracena também com Enrique Diaz. No longa, no entanto, é a personagem de Clarissa que sai de casa e deixa o ex-marido, com a responsabilidade de cuidar dos filhos. 

Para Clarissa, o reencontro com outros artistas com quem já tinha trabalhado, como Malu Galli, que dá vida a Lídia, e Nanda Costa, que faz Érica, tem ajudado a enfrentar sua primeira novela. Ela afirma que a adaptação não poderia estar melhor e que está impressionada com a estrutura que encontrou na Globo: “Estou muito feliz”. 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem