HBO exibe especial sobre o negro no futebol brasileiro
Série conta com depoimentos de Romário, Adriano, Edilson, Cafu e outros
Em 1947, o jornalista Mario Filho (1908-1966) lançou o livro “O Negro no Futebol Brasileiro”, que mostra a importância dos afrodescendentes no esporte. A publicação também discute as divergências raciais que aconteciam dentro de campo.
Baseadas nesse material, a HBO Latin América e a Filmes do Equador produziram uma série de mesmo nome que debate a participação do negro em times. A HBO lança o primeiro de quatro episódios nesta quinta-feira, às 21h.
A produção passa por momentos marcantes. Em 1923, o Vasco da Gama foi o primeiro clube de futebol do Brasil que aceitou jogadores negros em seu time, tornando-se o campeão carioca naquele ano.
A série relembra figuras importantes, como Leônidas da Silva (1913- 2004), primeiro jogador negro a fazer propaganda no país. E, claro, Pelé, sempre citado como o melhor jogador de todos os tempos.
“O Negro no Futebol Brasileiro” também fala de ídolos negros recentes do futebol, entre eles Cafu, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Vampeta, Edilson, Robinho, Ronaldo e Romário, além de tratar das manifestações racistas que ainda ocorrem nos estádios.
Comentários
Ver todos os comentários