Televisão

Série brasileira 'Samantha!' traz ex-estrela mirim que tenta reconquistar a fama

Emanuelle Araújo vive Samantha, que parece inspirada na Simony

Emanuelle Araújo em cena da série "Samantha!"
Emanuelle Araújo em cena da série "Samantha!" - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora
Leonardo Volpato
São Paulo

A Netflix aposta pela terceira vez em uma produção brasileira. Após “3%” e “O Mecanismo”, a plataforma lança agora sua primeira comédia: “Samantha!”. A série terá estreia global e ficará  disponível, a partir desta sexta-feira (6), para o Brasil e outros 189 países.

“O desafio maior é fazer um gênero que o Brasil não experimentou ainda na plataforma. Conseguimos beber da experiência que vimos na empolgante ‘3%’, mas fazer uma série de comédia é algo único até agora”, afirma Rita Moraes, produtora da atração.

A trama, estrelada por Emanuelle Araújo e Douglas Silva, acompanha a história de uma ex-celebridade mirim dos anos 1980, Samantha, que fez parte da Turminha Plimplom, sucesso na época.

Enzo Ovideo, Maria Eduarda e  Sydney Alexandre na série "Samantha!" da Netflix
Enzo Ovideo, Maria Eduarda e Sydney Alexandre na série "Samantha!" da Netflix - Divulgação

Hoje, aos 40 anos, ela não tem mais os holofotes apontados para si. Apega-se, então, aos últimos vestígios da fama e começa a bolar planos fora do comum para tentar reconquistar espaço na mídia.

Em paralelo a isso, ela tem de enfrentar os dramas familiares comuns a uma mãe de duas crianças. E ainda precisa lidar com o retorno do marido, Dodói, que sai da prisão após dez anos. Ele era jogador de futebol e também fez sucesso.

“Ela vive dramas, sonhos, um turbilhão de emoções. Tem uma relação com o estrelato bastante forte. Eu quis deixar a Samantha uma mulher real, com a qual as pessoas possam se identificar. Ela tem muitas fraquezas, mas também cuida dos filhos, tem sentimentos”, pontua Emanuelle.

Na narrativa, a personagem sofre com a vida adulta e o ostracismo que enfrenta e não vê limites em busca de uma reviravolta. Tenta a sorte em um reality show de casais, entra para um programa no qual tem de julgar calouros mirins e, ao ver que consegue mais aplausos sendo má com as crianças, vai por esse caminho. Entre outras várias investidas.

“A tragédia nessa série anda junto com a comédia. Há situações que parecem engraçadas de um ponto de vista, mas que de outro são tristes. A primeira cena, em que ela aparece vestida com uma roupa brilhante no palco de uma boate é muito triste, na verdade”, diz a atriz.

Para Silva, o que mais as pessoas vão gostar são das situações cômicas enfrentadas pelo casal. “O Dodói é um ex-jogador que passou anos preso, então, hoje em dia, ele ainda quer festa, baladas. Mas também é um pai superprotetor. A relação familiar é a essência da trama.”

HISTÓRIA LEMBRA A DE SIMONY

A história de “Samantha!” lembra muito a da cantora Simony. A artista marcou uma geração de crianças nos anos 1980, fazendo sucesso com a Turma do Balão Mágico. A personagem da série vive esse mesmo contexto. As duas se tornaram estrelas da televisão antes dos dez anos.

O grupo que Samantha lidera se chama Plimplom, nome que faz lembrar o “Ursinho Pimpão”, música que Simony cantava.

Mike, Simony, Tob e Jairzinho da Turma do Balão Mágico
Mike, Simony, Tob e Jairzinho da Turma do Balão Mágico -Divulgação - Divulgação

Samantha tem cerca de 40 anos quando começa a tentar voltar ao estrelato. Simony, hoje, está com 42 anos. Na vida real, a cantora paulistana se casou com o rapper Afro-X, em 2001, e teve dois filhos com ele enquanto estava preso. Na história, Samantha se casa com um presidiário e tem filhos também.

Os produtores da série negam que a narrativa tenha como base a vida de Simony _que, por sua vez, não comentou as coincidências.

“Ela foi uma das referências. Mas estava lá o retrato da Mara Maravilha, da Xuxa”, diz a produtora Rita Moraes. A atriz Emanuelle Araújo fala de suas inspirações. “Me baseei no universo infantil televisivo da TV baiana.”

Para dar vida aos seus personagens na série, os atores Rodrigo Pandolfo, que interpreta Tico, e Lorena Comparato, que vive a youtuber Laila, tiveram liberdade total para criar. A atriz, inclusive, diz que inovou para compor o seu papel.

“Para fazer a Laila, eu percebi que teria de exagerar na parte estética. Então, sugeri aos diretores usar um produto na boca para meus lábios ficarem inchados. É um sugador usado pela Kylie Jenner [modelo americana] que faz aumentar o volume da boca por até duas horas”, revela.

Já Rodrigo Pandolfo conta que tem por hábito dar pitaco em tudo. “Eu, às vezes, proponho até mudanças de trilha sonora”, diverte-se. Seu personagem faz parte da Turminha Plimplom e sempre vomita quando vê sua paixão de infância, a Samantha.

Os trejeitos e as peculiaridades do personagem foram propostos por ele. O ator, porém, conta que quase ficou fora do projeto. “Era para eu fazer outro personagem, mas, quando vi que seria um papel semelhante a outros da minha carreira, pedi um diferente e rolou.”

Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias