Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Nerdices

Novo álbum de 'Asterix' será lançado em outubro

Quadrinho vai mostrar aventuras dos personagens em viagem para lugar desconhecido

Criança lê álbum de "Asterix" - 22.out.2015/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris
AFP

O lançamento do 29º álbum sobre as aventuras de "Asterix" está previsto para 21 de outubro, anunciou à imprensa francesa o roteirista Jean-Yves Ferri, que se tornou um dos "pais" do personagem, ao lado do desenhista Didier Conrad.

"Trata-se de um álbum de viagem, já que a última aventura se passava na vila. Asterix y 'Obelix' irão para um destino desconhecido. Esse país, na verdade, não existe atualmente como tal", contou Ferri ao semanário francês Journal du Dimanche.

"Cada álbum é um pequeno passo para se divertir um pouco. E Obelix continua sua lenta evolução psicológica." Ao ser perguntado se ainda pode recorrer aos clichês do país visitado, como costumava fazer essa série de quadrinhos, Ferri reconheceu que, atualmente, é mais difícil.

"Nos anos 1960, Albert Uderzo e René Goscinny podiam rir dos estrangeiros, fazer caricaturas dos ingleses e gregos. O ambiente era saudável. Hoje, praticamente precisamos de um dicionário para saber sobre o que podemos brincar."

"Brincar com os clichês faz parte dos códigos de Asterix, mas não me incomoda me afastar um pouco disso. Tenho a sorte de meu humor particular não me levar para caricaturas muito frontais. Em 'A Filha de Vercingétorix' atenuei a forma de falar dos adolescentes, por exemplo", contou Ferri, responsável pelo roteiro das aventuras desde 2013.

O álbum anterior do personagem foi o livro mais vendido de 2019 na França. Desde 2013, os heróis criados há 61 anos pelos falecidos René Goscinny e Albert Uderzo se alternam entre uma aventura na vila e uma viagem.

"É tentador falar sobre o novo coronavírus, que afeta o mundo inteiro, mas descartei essa ideia. A pandemia é um assunto triste, carregado de ansiedade. É melhor rir de outra coisa e desejar que, quando o álbum for lançado, já tenhamos virado essa página", disse Ferri.

"Apesar de tudo, talvez encontrem uma referência a uma poção que parece uma vacina ou algumas piscadelas."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem