Nerdices

Game da Nintendo é retirado de plataformas chinesas após protesto em Hong Kong

Marca de games Nintendo - AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hong Kong

Um videogame da Nintendo foi retirado das plataformas de comércio eletrônico do mercado cinza da China, segundo checagem da Reuters, depois que o ativista de Hong Kong Joshua Wong usou o jogo para protestar contra o domínio do território chinês por Pequim.

O game Animal Crossing: New Horizons é um simulador social colorido no qual os jogadores podem decorar sua própria ilha e convidar outros a visitar. Tornou-se um sucesso instantâneo após lançamento no mês passado e tem sido usado por muitos jogadores para interagir e simular cenários da vida real enquanto estão presos em casa por causa de medidas para conter a pandemia de coronavírus.

Joshua Wong, um ativista pela democracia em Hong Kong, levou seus protestos ao jogo na semana passada e postou no Twitter uma captura de tela de sua ilha decorada com uma faixa dizendo: “Hong Kong livre, revolução agora”.

A China tem regras rígidas sobre o conteúdo de videogames, filmes e música, censurando tudo o que acredita violar os valores socialistas fundamentais. As empresas de jogos também precisam buscar licenças para os games que desejam publicar.

A Nintendo lançou as vendas do console na China com a gigante Tencent [0700.HK] em dezembro, mas os jogadores na China só podem acessar conexões multiplayer para jogos como Animal Crossing através de edições estrangeiras disponíveis no mercado cinza e através de plataformas como Pinduoduo e Taobao.

No entanto, desde a publicação no Twitter de Joshua Wong, as pesquisas por Animal Crossing: New Horizons não mostram resultados no Pinduoduo e Taobao, do Alibaba, e alguns fornecedores estão tentando contornar a repressão, direcionando potenciais compradores para listagens que vendem o jogo sem usar seu título na descrição.

Alguns jogadores do Animal Crossing na China criaram cenários que espelham o mundo real, com pontos de verificação de temperatura e avatares usando máscaras.

Desde então, Joshua Wong compartilhou fotos de sua ilha mostrando retratos do presidente chinês, Xi Jinping, e do chefe da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, em uma simulação de funeral com uma placa dizendo “pneumonia de Wuhan”.

Não está claro se a retirada do jogo é uma diretiva do regulador de conteúdo da China ou um ato voluntário de plataformas de comércio eletrônico politicamente sensíveis.Representantes de Alibaba e Pinduoduo não estavam disponíveis imediatamente para comentar na tarde de sexta-feira.

Reuters
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem