Nerdices

Na semana do consumidor, confira dicas para comprar computador de acordo com cada perfil

Intel desenvolveu guia para comprar a melhor máquina

2 A.M.: Marca para gamers da Intel e Nvidia
2 A.M.: Marca para gamers da Intel e Nvidia - Divulgação
São Paulo

Comprar um novo notebook ou desktop pode ser uma tarefa complicada. Detalhes técnicos, inovações e qualidade de componentes eletrônicos, muitas vezes, acabam recebendo menos atenção do que o design da máquina.

Mas para comprar um bom computador, é importante estar atento a uma série de fatores que vão muito além da marca ou do  tamanho do memória. E para escolher a máquina ideal para cada tipo de usuário, a Intel Brasil divulgou um roteiro com pontos a estar atento na hora da compra:

Atente-se aos detalhes:

  1. Processadores

    Processam os dados, permitindo que programas como jogos, editores de vídeo e imagem e aplicativos sejam rodados. Os preços variam de acordo com a capacidade, e na hora de escolher, é preciso pensar em qual função o PC vai desempenhar.

  2. Memória RAM

    Importante para executar programas, a memória é normalmente de 8GB nos PCs. Cada janela de navegador, documento de texto ou jogo aberto consome uma parte da memória, e 'heavy users' normalmente precisam de uma RAM mais potente.

  3. HDs ou SSDs

    São dispositivos de armazenamento do PC, onde vídeos, fotos, jogos e programas ficam armazenados. HDs são os mais tradicionais, e por isso tem custo menor. SSDs (discos de estado sólido) são bem mais rápidos, mas mais caros. A capacidade de armazenamento deles varia, mas normalmente precisa ter entre 500 MB e 1 TB.

  4. Placa de vídeo

    Essencial para quem trabalha com edição de vídeos e imagens ou para quem é gamer. A placa de vídeo é responsável pelos gráficos, mas não são obrigatórias para todos os usuários. Se o usuário usa o PC apenas para estudar, trabalhar e ver vídeos, pode se contentar com o processamento gráfico já integrados à placa mãe ou ao processador.

  5. Acelerador de memória

    Proporciona ganhos de até 28% no desempenho geral dos equipamentos "normais", grava as preferências dos usuários e otimiza o sistema para facilitar a abertura de arquivos e aplicações. Recomendado para usuários que precisam abrir arquivos pesados ou utilizar diversos programas ao mesmo tempo.


 

MELHOR PC PARA CADA PERFIL

>> Profissional de audiovisual: Quem trabalha com áudio, vídeo e animação 3D costuma lidar com arquivos grandes, que podem demorar horas na renderização. Nesse caso, a Intel recomenda processadores maiores, com memória de 12 GB de RAM ou mais, armazenamento SSD de 500 GB (para editores), HD de 1TB ou mais, placa de vídeo como a GeForce RTX 2080, e acelerador de memória.
 
>> PC para trabalho: Máquina confiável, que aguente um dia inteiro de apresentações, relatórios, planilhas e textos em revisão, e que abra diversos arquivos ao mesmo tempo. O indicado são processadores de 8ª ou 9ª geração (a partir do Intel Core i3), memória comum de 8 GB de RAM e armazenamento HD de 1 TB.
 
>> Estudantes: 
Para estudar, ler as últimas notícias ou assistir a séries, o computador não necessita muito. Processadores de de 8ª ou 9ª geração (a partir do Intel Core i3), memória de 4 GB de RAM e armazenamento HD de 500 MB são suficientes.

>> Gamer Hardcore: Para gamers, em especial, a qualidade de cada peça pode alterar por completo a experiência dos jogos. Para jogar jogos de última geração e até particpar de e-Sports, os usuários precisam de máquinas potentes, com excelente tempo de resposta. Vale um processador a partir do i7, de 8ª ou 9ª geração, memória de 12 GB de RAM ou mais, armazenamento SSD de 500 GB ou mais e placa de vídeo entre a GTX 1080 e RTX 2080.
 
>> Gamer Casual: Para esses, não é necessário ter o PC mais potente, mas ao menos um capaz de rodar jogos mais recentes sem "engasgar". A Intel indica processador de 8ª ou 9ª geração, memória comum de 8 GB de RAM ou mais, armazenamento HD de 1 TB ou mais e placa de vídeo mais leve.
 
>> Streamer/YouTuber: O mais importante aqui é um sistema ágil para fazer a renderização de vídeos em alta resolução e com capacidade de processamento. Vale um processador a partir do Core i5 de 8ª ou 9ª geração, memória comum de 8 GB de RAM ou mais, a depender da necessidade, armazenamento SSD de 250 GB (para editores) e HD de 1 TB ou mais, placa de vídeo e acelerador de memória.
 

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias