Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Música

'Uma regressão impressionante', diz Gilberto Gil à imprensa britânica, sobre Bolsonaro

Cantor afirma ao 'Guardian' que Brasil está 'se descivilizando' diante do mundo

Em foto coloria, homem de blusa cinza fecha as mãos como se fosse fazer uma prece e olha para a câmera
Gilberto Gil - Eduardo Anizelli/ Folhapress,
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Gilberto Gil, 80, está em turnê pela Europa com a família e nesta sexta-feira (22), o jornal britânico "Guardian" publicou uma longa entrevista com o cantor e compositor, que fez duras críticas ao governo de Jair Bolsonaro. "A regressão a que fomos submetidos é impressionante. Mas o que esperar de uma pessoa que prefere abrir um clube de tiro a uma biblioteca?", começa Gil. "É uma visão de mundo retrógrada, reacionária, que não quer viver na agilidade do futuro e nos permanentes desafios que isso implica", completa.

Ele também falou sobre a sua atuação como Ministro da Cultura no governo Lula, entre 2003 e 2008, e analisou a política externa de Bolsonaro: "Uma enorme depreciação da imagem do Brasil para o mundo". Gil ainda acrescentou: "É como se estivéssemos nos descivilizando".

O cantor e compositor também citou o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips no último mês. "Um crime bárbaro. Um crime contra dois importantes agentes na luta pela preservação de nossas riquezas naturais e pela viabilidade de um futuro de relações ambientais mais justas e equilibradas. Mas um sentimento de luto fortalece a luta".

A turnê We The People, formada por familiares do músico, segue para uma apresentação neste domingo (24) em Bruxelas, Bélgica. Depois, o grupo faz show em Liverpool no dia 27 de julho, em Londres em 20 de julho e no festival Womad, em 31 de julho. Os bastidores da turnê europeia estão sendo filmados e vão virar uma nova série na Amazon Prime Video.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem