Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Música

Ed Sheeran canta no julgamento sobre direitos autorais de 'Shape Of You'

Músico britânico é acusado de plágio pela canção lançada em 2017

Ed Sheeran deixa tribunal após segunda dia de julgamento por plágio em Londres - Henry Nicholls - 08.mar.22/ Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marie-Louise Gumuchian
Londres
Reuters

O cantor e compositor britânico Ed Sheeran, 31, cantou no tribunal nesta terça-feira (8), fornecendo evidências em um julgamento de direitos autorais sobre o seu mega hit "Shape Of You", de 2017.

O artista que liderou as paradas está em uma disputa legal com o artista de Grime, Sami Chokri, que se apresenta como Sami Switch, e o produtor musical Ross O’Donoghue, que alegam que "Shape of You" infringe "linhas e frases específicas" da música deles de 2015, "Oh Why".

Chokri e O’Donoghue dizem que o gancho "Oh I" de "Shape Of You" é "surpreendentemente similar" com o gancho "Oh Why" da música deles e que era "extremamente provável" que Sheeran tivesse ouvido a canção. Sheeran e seus co-compositores negaram que isso tenha acontecido.

No segundo dia de interrogatório feito pelo advogado de Chokri e O’Donoghue, Andrew Sutcliffe, Sheeran cantou o gancho "Oh I" várias vezes. Ele também cantou trechos de músicas que incluíram "Feeling Good" de Nina Simone com o mesmo tom para mostrar como melodias podem soar de maneira similar.

Questionado várias vezes sobre as similaridades entre "Oh Why" e "Oh I", Sheeran disse à Alta Corte em Londres: "São duas escalas pentatônicas e ambas usam vogais". A corte ouviu gravações de Sheeran cantando o gancho em tons diferentes.

Sheeran ficou brevemente irritado quando um pequeno trecho de uma de suas músicas, que ainda não foi lançada, foi tocado. Disseram ao tribunal que a pasta errada no laptop de Steven McCutcheon, um dos co-autores de "Shape of You", foi aberta acidentalmente.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem