Música

Eminem e Duran Duran estão entre indicados ao Hall da Fama do Rock & Roll

Dolly Parton e Lionel Richie também aparecem na lista de músicos elegíveis

Marshall Mathers (Eminem) - Instagram/eminem
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marie-Louise Gumuchian
Reuters

Os cantores Dolly Parton e Lionel Richie, o rapper Eminem e a banda Duran Duran estão entre os primeiros indicados anunciados nesta quarta-feira (2) para uma possível inclusão no Hall da Fama do Rock & Roll.

A cantora Carly Simon, o músico Beck e o grupo de hip hop A Tribe Called Quest também entraram na lista pela primeira vez.

Há um total de 17 candidatos para adição em 2022, incluindo também as cantoras Kate Bush e Dionne Warwick, bem como as bandas Eurythmics, Devo, Judas Priest e Rage Against The Machine. O falecido cantor nigeriano Fela Kuti também está entre os indicados.

Os artistas se tornam elegíveis ao Hall da Fama 25 anos após seu primeiro lançamento comercial.

"A votação deste ano reconhece um grupo diversificado de artistas incríveis, cada um teve um impacto profundo no som da cultura jovem", disse John Sykes, presidente da Fundação Hall da Fama do Rock & Roll, em comunicado.

"A música deles não apenas moveu gerações, mas também influenciou o som de incontáveis artistas que se sucederam."

Levando em consideração duração da carreira, influência musical e repertório, entre outros fatores, os indicados são escolhidos por meio de cédulas enviadas a mais de 1 mil artistas, historiadores e membros da indústria musical.

O público em geral também pode participar online ou no museu do Hall da Fama do Rock & Roll em Cleveland, Ohio (EUA). Os cinco mais votados pelo público são então apresentados como indicações do público dentre os demais concorrentes.

A organização anunciará os selecionados em maio, e eles serão introduzidos no Hall da Fama em uma cerimônia no outono norte-americano.

No ano passado, a cantora Tina Turner, o rapper Jay-Z e o grupo pop feminino dos anos 1980 The Go-Go's estiveram entre os escolhidos para inclusão no Hall da Fama do Rock & Roll.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem