Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Música

MC Zaac aponta redes sociais como parte do sucesso alcançado pelo funk

Músico se prepara para lançar primeiro álbum em 2022

MC Zaac Isis Betelli/Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde sua explosão em 2016 com o hit “Bumbum Granada”, Isaac Daniel Júnior, mais conhecido como MC Zaac, 28, vive uma crescente na carreira e no funk, ritmo que o trouxe para os holofotes. Agora, o cantor se prepara para o lançamento de seu primeiro álbum, que deve ocorrer no início de 2022.

Para ele, o funk já vinha conquistando mais espaço os últimos anos, mas foi com a explosão do TikTok e dos Reels no Instagram que ele ficou mais popular dentro e fora do Brasil, graças às coreografias criadas nas redes sociais. “É um ritmo muito alegre e dançante em todas as suas vertentes”, afirma

O artista relembra que no ano passado, já durante o isolamento social, lançou a música “Desce Pro Play” em parceria com a cantora Anitta, 28, e o rapper Tyga, 31, sucesso nas redes sociais. Ele comenta que seu estilo de funk sempre foi dançante e que começa a produção de suas músicas pela melodia.

“Começo pelo ‘beat’ e, quando vejo que está diferente e envolvente, vou colocando a letra em cima”, explica. Zaac conta, em entrevista ao F5, que costuma fazer batidas em um programa de produção musical e que a letra se encaixa na batida. Ele diz que “Desce Pro Play” foi feita desta forma.

A faixa lançada em 2020 é o terceiro single que ele e Anitta fazem juntos, somando a “Vai Malandra” (2017) e “Bola Rebola” (2019), que também contou com a participação de Tropkillaz e J Balvin. “Somos quase uma dupla já”, brinca o cantor.

Nesse período em que esteve longe dos palcos, focar na batida e melodia foi ainda mais importante para o MC. Ele considerava os shows uma espécie de termômetro para o seu trabalho, e agora o balanço fica nas redes sociais. Uma característica de sua carreira é de trazer um funk mais voltado para o pop, e ele afirma que sempre busca um mix de ritmos.

“Gosto de falar que eu não tenho essa onda de gênero [musical], o funk está na minha voz, o funk está em mim e onde eu estiver vai ter funk”, explica, “mas a minha intenção é não ter limite, é onde tiver uma batida, uma base e alguém me chamar, eu estar lá”.

Ele tenta sempre misturar diversos estilos musicais e comenta que isso é feito há muitos anos, como, por exemplo na música “Loquinha” (2016) de MC K9 e a dupla sertaneja João Lucas e Marcelo. Zaac diz que isso ajuda a representar ainda mais o ritmo musical e quebrar preconceitos que existem.

O MC afirma que ainda sente preconceito com o ritmo, mas diz que já melhorou muito. Ele afirma que outros estilos musicais, como rap e pagode, também foram discriminados e que agora encontraram seu público, assim como o funk. “De tanto que as pessoas gostam e abraçam, nascem os recalques, eu gosto de levar desse lado”, diz.

Zaac comenta que foi através do funk que conseguiu mudar sua vida e a de tantas pessoas a sua volta, e que agora o estilo está “ocupando seu espaço e mostrando que veio para ficar e não vai embora mais”. Além disso, o MC aponta que existem vários tipos de funk, para cada gosto, como o Rave Funk, 150 bpm, ostentação e até mesmo melódico.

Recentemente, o artista lançou seu primeiro EP. Segundo ele, “Linha de Frente” (2021) veio como mais um passo importante em sua carreira e busca trazer uma mensagem alegre. Ele diz que para produzir durante a pandemia foi preciso se adaptar e até brinca que vai pedir para seu coreógrafo o ensinar alguns passos de dança.

No entanto, o fundamental para Zaac é fazer música por paixão. “Quando se ama o que faz, é fazer independente do resultado”, afirma. Sobre o processo de criação durante a pandemia ele afirma que “é saber onde me encaixo, então tá mais desafiador mas tá da hora e bacana.”

Em conjunto com o processo de criação, o MC precisou se adaptar às redes sociais. Ele diz que sempre foi tímido e teve dificuldade de expor o verdadeiro Isaac. Atualmente, o artista afirma que tenta mostrar mais de sua família e até mesmo os treinos e a alimentação mais saudável, para influenciar seus seguidores de maneira positiva.

"Mostro para as pessoas o que elas têm que entender que alimenta o Zaac também, minha base, minha família, é o que me faz ficar de pé”, comenta, “outras coisas eu ainda estou me adaptando para mostrar mais.”

Para ele, o período do isolamento social foi bem complicado. Para além das adaptações na carreira o artista comenta que perdeu uma parente próxima e que foi por “falta de vacina”. “Ela estava quase com a idade para tomar vacina e ela morreu. Foi uma coisa muito triste, é muito triste para mim”, afirma, "tento reverter isso para fazer música boa."

Para o futuro, o MC diz que está preparando diversos singles e pretende focar no lançamento de seu primeiro álbum em 2022, ainda sem data específica. O projeto contará com parcerias antigas e novas e músicas apenas dele também.

Por enquanto, ele se dedica aos treinos e seu novo estilo de vida, e a compartilhar isso com seus fãs, e continua na torcida de que a população se imunize e os shows possam voltar, mas não esconde a animação em falar "logo vou postar uma música nova."​

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem