Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Música
Descrição de chapéu Folhajus

Ed Sheeran será processado por suposto plágio de Marvin Gaye

Juiz rejeitou tentativa do cantor de dispensar uma das três ações

O cantor Ed Sheeran
O cantor Ed Sheeran - Henry Nicholls-18.jun.2019/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York e São Paulo
Reuters

Um juiz norte-americano rejeitou nesta terça-feira (30) uma tentativa do cantor e compositor inglês Ed Sheeran de dispensar um de três processos que o acusam de copiar seu hit de 2014 "Thinking Out Loud" do clássico de 1973 "Let's Get It On", de Marvin Gaye.

O juiz Ronnie Abrams, de Manhattan, decidiu que a Structured Asset Sales, que detém um terço dos direitos de "Let's Get It On" do patrimônio do coautor Ed Townsend, pode processar Sheeran, a Sony Music Publishing e outros envolvidos no registro de direitos autorais de abril de 2020 para uma gravação em estúdio da canção.

Esse registro "permite ao tribunal inferir razoavelmente que o reclamante detém a propriedade dos direitos autorais de 2020" e pode prosseguir em processo por direitos autorais, disse Abrams.

Apesar disso, o juiz colocou o caso em suspensão, citando uma "sobreposição significativa" da ação do pleiteante contra Sheeran pelos direitos de "Let's Get It On" com base apenas na partitura da canção de Gaye.

A Structured Asset Sales, de propriedade do banqueiro de investimentos David Pullman, busca mais de US$ 100 milhões (R$ 576,3 milhõs) em indenização. O registro de 2020 para "Let's Get It On" supostamente inclui "elementos musicais" que não estão presentes na partitura.

Os advogados de Sheeran e da Sony não responderam imediatamente a pedidos por comentários.

ENTENDA

"Let's Get It On" foi escrita por Marvin Gaye e Edward Townsend (1929-2003), cantor e compositor americano, em 1973. Foi um dos maiores sucessos do cantor, ocupando o primeiro lugar entre as músicas mais ouvidas por duas semanas.

Já o hit "Thinking Out Loud" garantiu a Ed Sheeran indicações ao Grammy de 2016 nas categorias melhor álbum, melhor performance e música do ano.

Depois da morte de Townsend, a Structured Asset Sales comprou um terço de seus direitos autorais. No processo, a empresa alega que o valor devido foi calculado com base no sucesso da música de Sheeran, ouvida mais de 2,3 bilhões de vezes no YouTube e cujo álbum, "X", vendeu mais de 15 milhões de cópias.

Sheeran já havia sido processado pelo suposto plágio em 2016, pelos herdeiros de Townsend. Na época, segundo o site TMZ, ele alegou em sua defesa que não houve plágio e que as similaridades são uma coincidência, já que os padrões de coro e bateria são "extremamente comuns" no mundo da música.

O cantor britânico disse ainda, segundo site americano, que os elementos similares entre as duas canções são de domínio público e não podem ser protegidos pelas leis de direitos autorais.

Ouça as duas músicas e compare:

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem