Música

Madonna, 60 anos: onde fica a tal 'Isla Bonita' do famoso sucesso da cantora?

Veja teorias sobre qual deve ser a ilha que foi citada pela cantora

Madonna, a rainha da música pop, completa 60 anos nesta quinta-feira
Madonna, a rainha da música pop, completa 60 anos nesta quinta-feira - Getty Images/BBC
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu BBC News Brasil

"La​​​ Isla Bonita" é um dos grandes hits de Madonna - qualquer fã da diva pop reconhece os versos e a melodia.

Com seu toque latino, trata-se de uma canção muito diferente das demais produzidas por Madonna no ano de 1986. Naquele ano,  "La​​​ Isla Bonita" ​​foi um dos singles do terceiro álbum de estúdio de Madonna,  "True Blue" ​. O disco trazia também outra faixa icônica, "Papa Don't Preach".

​​Na letra de  "La​​​ Isla Bonita", o eu-lírico conta ter sonhado com um local chamado San Pedro na noite anterior, e diz ter se apaixonado pelo lugar. Diz que quer voltar e lança uma frase em espanhol: "Te dijo que te amo".

No videoclipe, Madonna - que completa 60 anos nesta quinta-feira - interpreta duas personagens: uma jovem que aparece rezando diante de um altar com um terço nas mãos e uma bailarina de dança flamenca.

Em 1986, Madonna estava em plena ascensão no mundo da música
Em 1986, Madonna estava em plena ascensão no mundo da música - Getty Images/BBC

​​​O clipe também mostra pessoas dançando nas ruas e tocando instrumentos típicos da música latino-americana –mas o clipe não dá dicas sobre a rua e nem a cidade onde se passa a cena. ​

"Ilhas bonitas" existem aos montes no mundo - e localidades chamadas "San Pedro" também: há lugares com este nome na Argentina, no Chile, na Colômbia, em Belize, em El Salvador e na Espanha, entre outros países. Então, a qual lugar se refere a música?

San Pedro
Será que a San Pedro da música está em Belize, na América Central? - Getty Images/BBC

​​TEORIAS

Um dos produtores da música, Patrick Leonard, a teria oferecido a Michael Jackson (1958-2009), mas ele a recusou, segundo a revista Rolling Stone. Madonna adotou a ideia - mas modificou a letra e a melodia, acompanhada de Leonard e de outro compositor, Bruce Gaitsch.

"La​​​ Isla Bonita" ​​ manteve-se por 17 semanas no ranking da revista Billboard nos EUA, e chegou ao quarto lugar na lista Hot 100 em maio de 1987. Numa entrevista ao jornal The New York Times, em 1986, Madonna descreveu a canção como seu "tributo à beleza e ao mistério dos latino-americanos".

Mas será que ela se referia a algum país latino específico?

BELIZE?

Ao longo dos anos, vários meios de comunicação especularam sobre a música - e mencionaram que ela poderia referir-se ao bairro de San Pedro, na ilha de Ambergris Caye, em Belize - um pequeno país na América Central.

O bairro de San Pedro abriga um resort chamado Victoria House - que sustenta, em sua página na internet, ser este o lugar mencionado por Madonna. "San Pedro, em Ambergris Caye, foi apelidado de 'La​​​ Isla Bonita' ​desde o lançamento do hit de Madonna nos anos 1980. Pode ser que a música fale ou não da ilha, mas o certo é que há semelhanças", diz a página.

Mas a própria Madonna já relacionou sua música com Belize?  

Madonna cantando
Madonna é provavelmente a artista feminina mais famosa da história recente - Getty Images/BBC

Em uma entrevista à Rolling Stone anos depois do lançamento da música, Madonna disse: "Não sei onde fica San Pedro".

"Nessa época eu ainda não era uma pessoa que tivesse tido férias em ilhas charmosas. Eu poderia estar a caminho do estúdio de gravação e ter visto uma placa (de trânsito) indicando o caminho para San Pedro", disse ela.

Madonna também disse em outra ocasião que a música é uma homenagem aos latinos e sua música, que marcaram a juventude dela nos bairros de Nova York. Por isso, até que Madonna diga diferentemente, San Pedro pode ser em qualquer lugar - ou onde você quiser.

​ ​ ​​

BBC News Brasil
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias