Música

'Holi', o festival das cores, retorna a São Paulo com foco nas tradições indianas

O festival das cores acontece anualmente na Índia para celebrar a chegada da primavera. No brasil, os organizadores buscam manter os valores e tradições do evento
O festival das cores acontece anualmente na Índia para celebrar a chegada da primavera. No brasil, os organizadores buscam manter os valores e tradições do evento - Divulgação/Paula Lyn


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Holi" é um famoso festival indiano, que, nos últimos anos, se espalhou pelo mundo. Conhecido pela explosão de cores, o evento chegou ao Brasil em 2012. Agora, em 2017, tem a missão de respeitar ainda mais suas origens.

Com data marcada para 16 de setembro, o "Holi" acontecerá em São Paulo, no Anhembi, e tem entrada gratuita. Além da tradicional explosão de cores e dos shows, o evento terá aulas de yoga e mantra, buscando se manter fiel a tradição. 

Na Índia, o "Holi" é a celebração da chegada da primavera. Mas, o festival tem um sentido muito mais profundo do que aparenta: originalmente, o "Holi" também é uma forma de agradecer aos deuses indianos pelo bem vencer o mal. É um festival de renovação de relações e sentimentos, celebrado também com danças e músicas.

Para garantir que a celebração não fosse esvaziada de seu significado original, os organizadores patentearam o evento e atrelaram a comemoração à algumas práticas culturais tipicamente indianas, como a meditação.

Krishna Murari, um dos responsáveis pela patente, conta que essa foi uma estratégia para evitar a banalização dos valores e costumes indianos. "Com o sucesso das primeiras edições, o formato foi sendo utilizado ao longo dos anos por diversos organizadores de eventos, mas, nem sempre, eles seguiam as tradições", diz ele. 

Outra novidade é que o Holi será o primeiro festival a ter uma praça de alimentação vegetariana. Culturalmente, a vaca é um animal sagrado na índia e, por isso, não existe o consumo de carne vermelha no país. 

Murari, que é vegetariano desde que nasceu, explica que o evento também prega o respeito pelos animais. "Uma das missões do 'Holi' é tornar o vegetarianismo algo popular no país. Pensando assim, queremos reunir as marcas na WeVegg que queiram trabalhar para que isso aconteça".


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias