Fernando Gabeira visita reserva na região amazônica alvo de polêmica
Fernando Gabeira visita a Renca (Reserva Nacional do Cobre e seus Associados), entre os Estados do Pará e do Amapá.
A área, do tamanho da Dinamarca, foi recentemente liberada à mineração por decreto do presidente Michel Temer —que depois voltou atrás, diante da reação negativa da sociedade.
Mas o que seria melhor para a população local? O desenvolvimento econômico, ou a preservação do meio ambiente?
GloboNews, 18h30, livre
Boy to Man
Como um garoto se torna homem? Nesta nova série documental, o jornalista Tim Noonan viaja a diversas partes do planeta para conhecer rituais de iniciação masculina.
Da Sibéria até a Nova Guiné, diferentes culturas celebram a entrada na vida adulta com cerimônias que misturam dor e desafios. Os dois últimos episódios (de um total de 12) focam nas tribos indígenas brasileiras xavante e kayapó.
Discovery, 21h30, 14 anos
Programação infantojuvenil
Crianças e jovens, quase ignorados pela TV aberta, ganham faixa horária no canal, que estreia duas séries e reprisa outras duas.
Pela ordem de exibição: "Passado da Hora", que mistura animação e atores; a inédita "Escola de Mistérios", sobre seis alunos de ciências ocultas; "De Mala e Cuia", com avós interioranos e netos da cidade grande; e a inédita "Mistérios de Entrever", também sobre netos e avós.
TV Brasil, a partir de 16h, livre
Os Trapalhões
Depois de recauchutar a "Escolinha do Professor Raimundo", a emissora vai além. Apadrinhados por Renato Aragão e Dedé Santana —os únicos remanescentes da trupe original— Didico (Lucas Veloso), Dedeco (Bruno Gissoni), Mussa (Mumuzinho) e Zaca (Gui Santanna) tentam capturar o espírito do humorístico que marcou várias gerações. Os quatro episódios desta recriação já foram exibidos pelo canal Viva.
Globo, 13h15, livre
Cisne Negro + Pi
"Mãe!", o novo longa de Darren Aronofsky, chega aos cinemas em 22/9. De carona neste lançamento, o canal exibe em sequência dois trabalhos seminais do diretor americano.
Às 22 h, é a vez de "Cisne Negro" (2010), que rendeu o Oscar de melhor atriz a Natalie Portman. À 0h, "Pi" (1998), a estreia de Aronofsky. Os dois filmes também estão disponíveis para os assinantes do Telecine Play.
Telecine Cult, a partir das 22h, 16 anos
Café Filosófico CPFL
A jornalista Fernanda Mena, repórter especial da Folha, entrevista o escritor moçambicano Mia Couto, um dos mais importantes da África contemporânea.
Couto, "um poeta que visita histórias", fala de suas memórias num país oprimido pela colonização portuguesa e depois devastado pela guerra civil.
A conversa foi gravada em 26/6 no teatro do Shopping Iguatemi Campinas, diante de uma plateia composta por 500 espectadores.
TV Cultura, 21h, 14 anos
Comentários
Ver todos os comentários