Estilo

Pantone anuncia 'classic blue' como cor de 2020

'Uma tonalidade atemporal e duradoura', diz empresa de consultoria de cores

19-4052 Classic Blue é a cor de 2020
19-4052 Classic Blue é a cor de 2020 - Pantone
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A empresa americana de consultoria de cores Pantone definiu que a cor de 2020 será o “classic blue”. A tonalidade específica na cartela é a "19-4052 Classic Blue", como o "céu ao entardecer", disse a empresa.

Todos os anos, a Pantone escolhe a cor que deve ser tendência no mundo da moda e design. A escolha pelo "classic blue" se deu por ser "uma tonalidade atemporal e duradoura, elegante em sua simplicidade".

"Traz sensação de paz e tranquilidade para o espírito humano, oferecendo refúgio. Ajuda na concentração, trazendo a percepção de clareza", diz a empresa em seu perfil oficial no Instagram.

"[A Classic Blue] foi inspirada por sua qualidade de transição e como isso se manifesta no céu ao entardecer. O azul clássico se traduz em uma textura macia e aveludada, enfatizando ainda mais a qualidade reconfortante da cor do ano deste ano".

A Pantone lança suas cores tendência desde o ano 2000. Em 2018, o tom eleito foi o roxo “ultra violet”, enquanto em 2017 a cor eleita foi a verde fluorescente “greenery”. A cor vigente, de 2019, é a "Living Coral" (Pantone 16-1546).

Segundo Blanca Lliahnne, diretora-executiva da Lexus, distribuidora da Pantone no Brasil, a cor simboliza diversão, férias, otimismo e sustentabilidade, e é uma resposta às dificuldades do cotidiano.

A arquiteta Estela Netto diz que o coral já é bastante usado na decoração de ambientes e que tons quentes são uma tendência. “Existe um desejo no mundo de vitalidade, algo mais aconchegante –e o coral traduz isso.”

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem