Estilo

O concurso de beleza em que ser alta e loira é uma desvantagem

Competição reflete padrão de beleza mexicano: 'Somos mulheres de pele escura', diz vice-campeã

Em concurso de beleza no México, ser alta e loira é uma desvantagem
Em concurso de beleza no México, ser alta e loira é uma desvantagem - BBC
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu BBC News Brasil
México

Concursos de beleza costumam seguir um padrão. Mas, na Cidade do México, existe uma competição em que ser alta e loira é uma desvantagem.

O intuito é coroar "A Flor mais Linda da Terra" ("La Flor más Linda del Ejido", em espanhol). O concurso celebra a mistura das heranças indígena e espanhola no México, conhecida como a “cultura dos mestiços". Assista o vídeo aqui.

Segundo a vice-campeã de 2008, Itzel Carpio Pavón, "somos bombardeadas com a ideia de que as mulheres têm que ser magras, altas, loiras e maquiadas". "Bem, esta não é a nossa realidade. Somos mulheres de pele escura", diz. "Somos baixas, mas isso não significa que não somos bonitas", acrescenta.

Mexicanos com pele mais escura tendem a sofrer maior discriminação. As 30 participantes passam uma semana aprendendo sobre história, músicas e danças pré-hispânicas. O prêmio é concedido com base na apresentação e no conhecimento cultural.

No ano que vem, a competição vai comemorar seu 234º aniversário. Ainda que date de mais de dois séculos, o concurso da forma como é realizado hoje existe desde 1955 em Xochimilco, um dos 16 distritos da Cidade do México.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias