Região serrana do Espírito Santo é boa escolha para quem quer relaxar nas férias
Estado oferece passeios calmos e com belezas naturais
O estado do Espírito Santo guarda em seu interior um verdadeiro tesouro para quem aprecia o sossego. Formada por nove cidades, a região serrana abriga locais em que a natureza e a tranquilidade são justamente o ponto forte.
O destaque vai para Domingos Martins. A cidade, a 48 km da capital do Espírito Santo, Vitória, encanta com seus pontos turísticos destinados à família, entre eles a praça Arthur Gerhardt, que harmoniza o colorido das plantas com belas esculturas e construções.
O município ainda abriga uma obra-prima da natureza: a Pedra Azul, uma monumental estrutura rochosa que conta com quase 600 metros de altura. “Ela possui a beleza simples que a natureza pode oferecer. É uma estrutura imponente, que tem um colorido próprio e maravilhoso de ver”, conta a assistente administrativa Rosana Fagundes, 49 anos, que visitou Domingos Martins em agosto de 2014.
A pedra fica em um parque que encanta o turista igualmente pelas paisagens que oferece. “E ainda é possível fazer caminhadas, por trilhas, na companhia de guias, que explicam o que os visitantes vão vendo pelo caminho”, completa Rosana. Os guias são encontrados no próprio local.
O Parque Estadual da Pedra Azul fica na rodovia BR-262, km 89, no bairro Pedra Azul. Funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, e possui visitação gratuita. As caminhadas pelas trilhas devem ser agendadas pelo telefone (27) 3248-1156.
OUTRAS CIDADES
Domingos Martins não está sozinha entre as grandes atrações da região serrana do Espírito Santo. As cidades próximas e suas influências europeias, sobretudo alemãs, merecem uma visita.
Conhecido pela grandiosa festa de Corpus Christi que organiza, o município de Castelo também tem outros atrativos. “Domingos Martins é bonita, mas Castelo não fica atrás. A natureza faz parte de qualquer ponto da cidade que você andar”, diz o arquiteto Antônio Soares, 43 anos. Castelo abriga o Parque Estadual do Forno Grande, que preserva plantas e animais raros.
Já as cidades de Venda Nova do Imigrante e Afonso Claudio se caracterizam pelo agroturismo, com fazendas abertas para visitação. Vargem Alta é famosa pelas cachoeiras e Conceição do Castelo tem diversas opções de comidas caseiras, incluindo queijos, biscoitos, pães, bolos, vinhos e licores produzidos nas fazendas locais. Brejetuba, por sua vez, gira em torno do café.
PARQUE, PRAÇA E FEIRA
Além do Parque Estadual da Pedra Azul, a cidade de Domingos Martins tem outras atividades para os visitantes.
Os passeios em meio à natureza podem continuar na praça Dr. Arthur Gerhardt, com o seu vasto cardápio de atrações. O calçamento é ótimo para um passeio de fim de tarde, que fica ainda mais bonito com as várias espécies de flores espalhadas pela praça.
“É tanto lugar para admirar que a gente até se perde. Tudo é muito bem cuidado e limpo, e a população ajuda a manter essa beleza”, diz o aposentado José Fagundes, 63 anos.
Lá, há ainda uma feira de artesanato, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana e uma réplica do quitungo, um tipo de moinho rústico usado na fabricação de farinha de mandioca. A praça Dr. Arthur Gerhardt também hospeda monumentos em homenagem a figuras importantes da história de Domingos Martins.
Ao seu redor, há uma série de restaurantes, lanchonetes e cafés que oferecem variadas opções culinárias, incluindo da comida europeia, cultura que tem influência na região.
Comentários
Ver todos os comentários