Diversão
Descrição de chapéu Agora

Destinos de inverno do interior de SP são opções para Dia dos Namorados romântico

Campos do Jordão, Amparo e Camanducaia têm passeios agradáveis

Campos do Jordão está entre destinos românticos
Campos do Jordão está entre destinos românticos - Renato Luiz Ferreira/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo
Agora

O Dia dos Namorados será celebrado na próxima terça (12) e os casais que querem aproveitar a data para viajar podem visitar cidades próximas de São Paulo com diversos atrativos. A parte leste do estado conta com três municípios conhecidos por serem ponto de casais apaixonados.

O mais popular entre eles é Campos do Jordão (a 181 km de São Paulo). Famosa por ter estabelecimentos de alto padrão e pelo frio que lembra a Europa, a cidade reúne diversas opções de restaurantes e lugares para se hospedar com preços razoáveis.

"Fui há dois anos, em junho, com meu marido. O Dia dos Namorados já tinha passado, mas ainda deu para sentir o clima da data. A cidade inspira o romance, pois nessa época as ruas e as praças ficam enfeitadas e os restaurantes têm jantares perfeitos para casais", afirma a professora Márcia Gomes, 44. "E, pesquisando bem, é possível fazer uma viagem econômica."

Márcia e o marido, o professor Mario Gomes, 47, também estiveram em Santo Antônio do Pinhal (a 171 km de São Paulo). "Nessa cidade, há mais presença da natureza. Existe uma série de lugares onde é possível curtir um fim de tarde com a amada vendo o verde e ouvindo o canto dos pássaros."

O município investe no turismo rural, que visa levar aos visitantes as experiências da vida no campo. A região ainda tem São Francisco Xavier. Distrito de São José dos Campos (a 97 km de São Paulo) também atrai os apaixonados aproveitando o friozinho da estação e investindo no contato direto com a natureza e nos bons restaurantes.

FESTA DE SANTO ANTÔNIO

Quem escolher viajar para Amparo (a 133 km de São Paulo), durante o Dia dos Namorados, poderá aproveitar, além de suas belezas naturais e de seus vários pontos de passeio, a Festa de Santo Antônio, uma das mais tradicionais da região.

A comemoração tem, em 12 de junho, uma missa especial. Já no dia seguinte, há show do cantor de forró Eduardo Ramalho e sorteio dos famosos bolos dos namorados, que, segundo diz a tradição, inspiram os pombinhos a subirem no altar.

As celebrações acontecem a partir das 19h, na paróquia de São Benedito, no largo São Benedito, no centro de Amparo. A entrada é gratuita.

CLIMA EUROPEU DE CAMANDUCAIA

A cidade de Camanducaia, na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais e distante 162 km da capital paulista, tem um pedaço de seu território que lembra a Europa. É o distrito de Monte Verde, que, além das influências de seus fundadores, vindos em sua maioria da Letônia, tem um clima frio que deixa as visitas dos casais mais aconchegantes.

"Fui a Monte Verde duas vezes, ambas no mês de junho. De fato, o lugar fica com um clima romântico que inspira qualquer casal e eu recomendo. Sempre que puder, vou voltar lá no Dia dos Namorado", afirma o arquiteto Fábio Vieira, 41, que visitou a região com a mulher, Ângela, em 2013 e em 2016.

Monte Verde tem diversas agências que fazem visitas guiadas, algumas delas voltadas para casais, com passeios românticos a cavalo e jantares especiais a dois. Os valores ficam entre R$ 60 e R$ 150 e há desde os passeios mais tranquilos até os que incluem a prática de esportes radicais.

Em um dos passeios que contratou, Vieira visitou um dos morros que compõem Monte Verde. "De lá, o visitante tem uma visão panorâmica da cidade, em que a natureza impera. É uma delícia ficar lá com a companheira, vendo aquela paisagem e curtindo o momento, pensando apenas nos dois."

Quem não puder ir neste mês tem uma oportunidade de visitar Monte Verde em julho, quando a região organiza, aos sábados, o Festival de Inverno, com atividades culturais.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem