Dia da Mulher
Descrição de chapéu dia da mulher

Depoimento: 'A mulher que me inspira'

Atriz e escritora Suzana Pires faz sua homenagem Dia da Mulher

Suzana Pires Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Todos têm uma mulher forte que os inspira. Seja mãe, avó, esposa, filha ou mesmo uma figura histórica capaz de mostrar sua forças de mãe batalhadora, de ativista destemida ou de uma jovem arredia que quer abraçar tudo que lhe negam.

Pensando nisso, o F5 convidou a atriz e escritora Suzana Pires, 44, para fazer a sua homenagem no Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda-feira (8). Ela poderia escolher quem quisesse para direcionar suas palavras. Leia abaixo:

A mulher que me inspira acredita que liderança é união, não egocentrismo; que liderança é lugar de vitoriosas, não para mulheres que se assustam com obstáculos; que liderança é para mulheres criativas e de profundo envolvimento com tudo que fazem. Mas podem também acreditar que é melhor ser liderada que liderar, ou que liderança seja para mulheres lúcidas e íntegras, que cumprem a palavra, e não para pessoas que queiram ser espertinhas.

A mulher que me inspira pode se esforçar para agradar todos ao seu redor, mas também sabe perceber que isso só tira sua energia. Ela demonstra otimismo em situações imprevisíveis, é tolerante consigo mesma, é interessada no equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. Às vezes, essa mesma mulher demonstra obediência para evitar conflitos e depois faz o que considera certo.

A mulher que me inspira consegue planejar sua rotina com antecedência, mas nunca segue, pois tem sempre que acudir ou fazer algo para alguém. Ela também não consegue se organizar com antecedência, pois não gosta da parte estruturada da vida. Ela gosta de seguir seu próprio fluxo e às vezes se assusta com planejamentos quando pensa que tudo pode dar errado.

A mulher que me inspira carrega valores como praticidade, vitória e rapidez. Valoriza seu talento, seu prazer e sua sensibilidade; a confiança, o acolhimento, a sororidade e o mérito de se saber falível, mesmo que forte. Seu maior valor é saber que mesmo quando quebra, se ergue.

A mulher que me inspira tem medo de não ser querida pelas pessoas, de perder tempo com projetos sem impacto, de ficar sem reconhecimento do seu talento, de ser pressionada a tomar a frente para decidir algo desconfortável. Medo de ser traída pelos que ama. Sim, ela tem medo, mas sua coragem é maior e a faz encarar cada passo da sua caminhada com dignidade.

A mulher que me inspira tem como ponto forte motivar outras pessoas a ver a vida com otimismo, a descobrir atalhos para alcançar a vitória, autenticidade e paixão em tudo que faz. Ela pode acalmar as pessoas ou deixá-las atordoadas, tudo depende. Mas é leal e tem responsabilidade com todos ao seu redor.

A mulher que me inspira tem fragilidades e as assume. Ela tem baques emocionais diante da ingratidão das pessoas que ajudou, é impaciente e espera elogio dos outros para ter certeza que é boa no que faz. Ela também tem preguiça de assumir as responsabilidades da liderança ou aceita muitos trabalhos e faz confusão ao entregá-los.

A mulher que me inspira tem o desejo de ser essencial para o bom funcionamento do seu grupo de trabalho, de ter autonomia profissional, de ser reconhecida como um talento único e original, de ser uma referência de equilíbrio entre vida pessoal e profissional e de ser tratada como uma profissional que sabe resolver problemas e também preveni-los. São diversos desejos. E todos cabem nela.

A mulher que me inspira já sofreu todos os tipos de opressão machista, mas nem sabia o que era isso. Achava normal. Hoje, ela sabe o que é assédio, abuso, opressão e todos os truques patriarcais para fazê-la retomar seu papel de coadjuvante na sociedade. Ela até sente raiva, mas acaba rindo e seguindo em frente. Sabe construir seu próprio cenário, sendo protagonista da sua existência. A mulher que me inspira é você. Todas nós. Diariamente.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem