Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Ilha Record aposta em caras conhecidas e tem estreia promissora

Formato original da emissora parece colcha de retalhos de outros realities

Sabrina Sato nas gravações do Ilha Record
Sabrina Sato nas gravações do Ilha Record - Divulgação/Record
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil exporta novelas para o mundo inteiro, mas nunca criou um reality show de sucesso internacional. Aliás, criou bem poucos realities: entre os exibidos pela nossa TV, quase todos são formatos estrangeiros, comprados a peso de ouro.

Ilha Record pode começar a reverter esse quadro. O novo reality da Record foi desenvolvido dentro da própria emissora, e mostrou grande potencial em sua estreia, nesta segunda (26). Dá até para imaginar que versões estrangeiras serão produzidas em breve.

Não que seja extremamente original. A grosso modo, trata-se de um BBB à beira-mar. O elenco, composto quase que inteiramente por subcelebridades, remete a outro luminar do gênero, A Fazenda. A ambientação ao ar livre e a divisão em times é decalcada de No Limite.

Para reforçar a sensação de déjà vu, quase todos os 13 participantes –chamados de "exploradores"– são veteranos de outros realities. Alguns já estão no terceiro ou quarto.

A aposta em caras conhecidas denota uma certa falta de ousadia, além de não ser nenhuma garantia de êxito: a quinta temporada de No Limite (Globo), encerrada há uma semana, só tinha ex-BBBs, e mesmo assim não caiu no gosto do público.

O elemento mais exótico do programa pouco apareceu neste primeiro episódio. Trata-se do Guardião da Ilha, uma figura encapuzada que distribui instruções e tem o poder de interferir no jogo. Por enquanto, ele entrou mudo e saiu calado.

Os conflitos começaram a se desenhar ainda na escuna que trouxe os competidores para a ilha no litoral de Paraty (RJ) onde se desenrola a ação. Como primeiríssima prova, todos tiveram que se atirar ao mar e nadar uma distância curta até a terra firme. Os dois primeiros colocados, Thomaz Costa e Claudinho Matos, ganharam R$ 10 mil cada um, além do direito de liderar uma das duas equipes que se formaram –respectivamente, Esmeralda e Rubi.

Na escolha dos integrantes, aflorou o etarismo. O ex-jogador Dinei, de 51 anos de idade, foi rejeitado por Claudinho e despachado para o time de Thomaz. No entanto, no dia seguinte, ele venceu uma das etapas da complicada prova de habilidades físicas, ajudando a equipe Esmeralda a se sagrar campeã.



Sabrina Sato não decepcionou. Há mais de um ano no estaleiro, a apresentadora se mostrou afiada, cheia de entusiasmo e bom humor. Não vou nem comparar com o desanimado André Marques, porque seria covardia.

A estreia de Ilha Record foi bem além da habitual apresentação dos jogadores. Teve treta, teve suspense, teve diversão. Mesmo sendo uma colcha de retalhos de outros realities, o formato se revelou promissor. A julgar pela reação dos internautas, a audiência está garantida. Rodrigo Carelli, o Boninho da Record, marcou um golaço.

E os maiores bafos ainda estão por vir. Antes mesmo do programa ir ao ar, o youtuber Pyong Lee e sua mulher Sammy se separaram –supostamente, por ele ter tido um caso com a modelo Antonella durante as gravações. Essa ilha ainda vai pegar fogo.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem