Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Júlio Andrade grava 'Betinho': confira as primeiras imagens

Ator perdeu 7 kg para viver sociólogo que liderou campanha contra fome, em nova série do GloboPlay

O ator Júlio Andrade no lançamento do livro 'Todas as Letras' no Sesc Pompeia - 30.ago.2022-Mathilde Missioneiro/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O GloboPlay deu início neste domingo, 4, às gravações da série "Betinho", e a coluna traz em primeira mão imagens do primeiro dia de expediente. A estreia está prevista para o fim de 2023.

Betinho, o Herbert de Souza, sociólogo, notabilizou-se pela criação da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. O personagem entra em cena na pele de Júlio de Andrade, que não só emagreceu 7 Kg para viver Betinho, como descoloriu cabelos e mergulhou na história do irmão do Henfil, cantado na letra de "O Bêbado e a Equilibrista".

Os atores Igor Campagnaro, Júlio Andrade e Carlos Afonso
Júlio Andrade vive o sociólogo Betinho, aqui entre os atores Carlos Afonso (como Luiz Bertazzo), e Igor Campagnaro (o militante Marcos) - Divulgação

O cartunista, por sua vez, é papel para Humberto Carrão, enquanto Ravel Andrade, irmão mais novo de Julinho, viverá o outro irmão do personagem, Chico Mário. Hemofílicos, os três morreram em consequência do HIV, vírus adquirido nas transfusões de sangue. Henfil e Chico morreram em 1988, e Betinho, em 1997.

Na imagem, fruto do primeiro dia de gravações, Julinho impressiona pela semelhança com o sociólogo. E posa com Carlos Afonso, que vive Luiz Bertazzo, e Igor Campagnaro, o militante Marcos.

Os atores Carlos Afonso, Júlio Andrade e Igor Campagnaro
Júlio Andrade, caracterizado como Betinho, para a série homônima, ao lado dos atores Igor Campagnaro, o militante Marcos, e Carlos Afonso (Luiz Bertazzo) - Divulgação

A figura física passa longe do doutor Evandro, que nos acompanhou ao longo de cinco temporadas de "Sob Pressão", e do Cadu, da série "Um Contra Todos", da extinta FOX, hoje disponível no streaming do Star+.

Abaixo, mais uma imagem do ator caracterizado como Betinho, aqui já um pouco mais velho.

O elenco conta ainda com Marieta Severo e Andréia Horta. A primeira será Maria Figueira Souza, mãe de Betinho, Henfil e Chico, e a segunda, a publicitária Nádia Rebouças, que trabalhou com Herbert de Souza na ONG Ação da Cidadania.

O ator Júlio Andrade em cena da série 'Betinho'
O ator Júlio Andrade vive Herbert de Souza, o Betinho, em série do GloboPlay - Divulgação

Durante o governo de João Goulart, Betinho assessorou o MEC, chefiou a Assessoria do Ministro Paulo de Tarso Santos e defendeu as reformas de base, especialmente agrária.

Com o golpe militar, em 1964, mobilizou-se contra a ditadura e se viu obrigado a buscar exílio. Ficou dois anos no Chile, seguindo para México e Canadá na sequência. Voltou ao Brasil no ato da Anistia a presos políticos, em 1979, momento eternizado pela canção de Aldir Blanc e João Bosco.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem