Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu Natal

Então é Natal: Porta dos Fundos oferece repertório variado para a ceia

Em tom de terror, 'O Espírito do Natal', 9º especial da trupe, é o mais apolítico de todos, como comenta Fábio Porchat à coluna

Antonio Tabet e Fábio Porchat formam um casal gay em 'O Espírito de Natal', especial deste ano do Porta dos Fundos - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Como já disse José Simão, colunista da Folha, há alguns anos, muita gente com mais de 30 anos só sabe que é Natal quando vê Roberto Carlos na TV, mas as novas gerações, mais conectadas à internet do que à TV linear, já encontram outro parâmetro para entender que a efeméride se aproxima a cada fim de ano: agora em sua 9ª edição, o Especial de Natal do Porta dos Fundos é uma celebração invariavelmente disposta a celebrar a data com algum riso e deboche.

Em sua mais recente realização, o grupo de humor lançou "O Espírito do Natal", em que a inspiração política e religiosa, na contramão dos anteriores, é zero. Um grupo de amigos que detesta Natal e está pouco se lixando para as convenções sobre o nascimento de Jesus ou troca de presentes resolve se refugiar em uma cabana na serra para passar o feriado longe do espírito natalino.

"Eu já sabia que as pessoas iam rir só pelo elenco que está ali, quando pensei em matar o Papai Noel, junto com o João, o Jhonatan Marques, que é o outro roteirista. As pessoas dizem que não gostam de Natal, e se o Natal não gostasse de você? E se o Natal se vingasse de você? Essa era a ideia", contou Porchat à coluna.

"O Espírito do Natal" capricha nos clichês de terror, como a falta de wi-fi ou de qualquer sinal possível para se pedir socorro, sangue jorrando em cena, gente correndo e tropeçando no mato e outras cenas que não antecipamos aqui para evitar spoilers. É um filme curto, disponível apenas no serviço de streaming da Paramount+, que já disponibilizou a edição de 2021, em formato de animação.

"O Porta já tinha feito animação, formato de ficção grande, documentário, e pensamos então em tentar outra coisa. Terror é divertido, dá pra ousar, dá pra brincar, dá pra ser escroto, então a gente resolveu faze a vingança do Natal no Natal."

Os atores foram orientados a levar tudo a sério, sem fazer piada do texto. "Senão ia ficar bobo, as pessoas não vão rir, achamos."

A produção consumiu oito dias de gravação, distribuídos entre externas em torno da casa/cabana onde o grupo se refugia, e cinco em estúdio, onde o interior da casa foi reproduzido.

JESUS DESEMPREGADO

Para compensar, e não perder a chance de debochar da ausência de menção religiosa no especial, o Porta produziu um vídeo para o YouTube, "Jesus Desempregado", em que Gregório Duvivier, ausente no elenco da edição da Paramount+, volta a encarnar Jesus e se queixa de ter sido ignorado na produção deste ano. "Ganharam o Emmy às minhas custas", reclama, ao mencionar "Se Beber não Ceie", que levou o prêmio internacional como melhor comédia de 2018 em 2019.

Segundo Porchat, o "Teocracia em Vertigem", que segue o formato de documentário, na esteira do "Democracia em Vertigem", filme de Petra Costa, é o especial mais visto do grupo até hoje, até por estar disponível no YouTube, gratuitamente.

Há ainda o famoso "Primeira Tentação de Cristo", que a motivou ações de censura e ato de terror na antiga sede do Porta dos Fundos, também lançado pela Netflix, mas não mais visto que "Se Beber Não Ceie", apresentado pela mesma plataforma.

Questionado sobre o receio de provocar a ira de fanáticos e fascistas incapazes de tolerar as piadas do grupo, Porchat diz que contra haters não há muito a fazer. "O negócio é quando alguém ameaça, incita a violência, aí a gente pode processar, mas de modo geral não tem isso, nenhum de nós sofreu agressão pessoal e nunca senti na rua nenhum tipo de perigo, de medo."

PARA NÃO PERDER A PIADA

Para o ano que vem aí, com novo governo, Porchat assegura que o tom de cobrança sobre Lula 3 será o mesmo válido para quem é governo. "Acho que não muda não, a gente sempre sacaneou todos os governos, Dilma, Temer, Bolsonaro: o governo da vez é o que apanha. Para o Brasil é um alívio, para a cultura é um respiro, assim como para a liberdade de expressão, que esse governo vá se embora e entre outro que respeite a democracia."

"Mas as coisas muito específicas são ruins de colocar [em cena] porque envelhecem, daqui a pouco ninguém mais sabe quem era o presidente da Câmara hoje."

A esquete de fake news sobre a mamadeira de piroca, no entanto, foi produzida em 2018, mas segue atual e se encaixou perfeitamente no resultado dessas eleições. No enredo, o PT sai vitorioso das urnas e Porchat interpreta uma travesti que invade a casa de uma senhora anticomunista (Suely Franco), consumando todas as ações anunciadas como "fake news" durante a campanha.

"Pois é, pois é, mas a gente torce pra que daqui a quatro anos ninguém mais se lembre o que seja isso", torce Porchat.

CONFIRA OS ESPECIAIS DE NATAL DESDE 2013

Especial de Natal - Porta dos Fundos (2013)
Especial De Natal - O Velho Testamento (2014)
Especial de Natal: Jesus Cristo (2015)
Especial De Natal - A Arca De Noé (2017)
Especial de Natal: Se Beber, Não Ceie (2018)
Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo (2019)
Teocracia em Vertigem: Especial de Natal (2020)
Te Prego Lá Fora (2021)
O Espírito do Natal (2022)

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem