Bate-Papo na Web
Descrição de chapéu Agora

Como apagar documentos e dados do iPhone

Libere espaço deletando fotos e vídeos armazenados no WhatsApp

iPhone 12 mini, com tela de 5,4 polegadas, em comparação com o iPhone SE, com tela de 4,7 polegadas - Apple/ Reprodução
Agora

Tenho um iPhone 8 de 64 GB que está sem espaço pra nada. Apaguei aplicativos, salvei todas as fotos e vídeos na nuvem, mas ainda está lotado. Não quero apagar minhas conversas do zap, que é o que toma mais espaço. Há algo a fazer, além de comprar um celular com mais memória? Estou sem condição de comprar um iPhone mais novo. Sei que existem ótimos aparelhos Android mais baratos, mas já estou acostumada com iPhone.
Andreia, 47

Existe sim algo que você pode fazer pra adiar a troca do seu iPhone: apagar os Documentos e Dados que ficam dentro dos seus aplicativos.

Primeiro, para saber o que está ocupando mais espaço, clique em “Ajustes”, depois em “Geral” e finalmente em “Armazenamento do iPhone”.

Ali já vão aparecer algumas opções para liberar memória, como apagar as mensagens de SMS mais antigas ou os seus anexos grandes. Só nisso você já pode ganhar alguns GBs, ou pelo menos uns bons MBs.

Mais abaixo, aparece a lista dos aplicativos, por ordem decrescente dos mais “gastadores”. Como você mesma disse, o WhatsApp deve estar no topo da sua lista. Mas dê uma olhada nos outros, pode haver surpresas.

Considere desinstalá-los ou mudar a configuração dos apps “vilões” para guardar menos dados. Você tem que fazer isso um por um, abrindo cada aplicativo.

No WhatsApp, você não precisa apagar as conversas, mas pode deletar só fotos e vídeos armazenados lá dentro. Afinal, você já salvou o que interessa na nuvem, certo? Clique em “Configurações”, “Armazenamento e dados” e “Gerenciar armazenamento”. De cara, ele já mostra os itens maiores que 5 MB e os encaminhados com frequência. Basta clicar, selecionar e apagar.

Mais abaixo, ficam as conversas por ordem de espaço ocupado. Conversas de grupos, em que encaminham muitos vídeos e memes, são boas candidatas para a faxina. Clique, selecione e apague os arquivos de mídia.

Para evitar salvar automaticamente as fotos e vídeos na sua galeria, clique em “Configurações”, “Conversas” e desative “Salvar no Rolo da Câmera”. Em “Armazenamento e dados”, desative também o download automático de mídia.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem