Bate-Papo na Web
Descrição de chapéu twitter Facebook instagram

Twitter lança áudio por mensagem direta

No começo, a nova função estará disponível apenas para usuários de iPhone

Logotipo do Twitter - Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ei, você que adora enviar áudios e tuitar, pode comemorar. O Twitter anunciou nesta semana o lançamento do recurso de mensagens de voz por DM (“direct message”, a mensagem direta, privada).

Há poucos meses, quando lançou o recurso de tuíte de voz, o Twitter foi alvo de muitas críticas dos usuários por ter criado a possibilidade de publicar áudios na timeline em vez de enviar áudios por DM. Pois bem, esse desejo agora foi atendido.

O novo recurso ainda está em fase de testes, e só no Brasil (que deve ser o campeão mundial de mensagens de voz, rs). Nesta semana, a função deve começar a ficar disponível para os usuários de iPhones. Depois, sem previsão de quando, também para Android e, finalmente, para web. Quem não tem iPhone vai poder só receber e ouvir os áudios no começo.

O anúncio foi feito na última quarta, por meio de uma mensagem de voz por DM enviada por Alex Ackerman-Greenberg, gerente de produto do Twitter, para alguns jornalistas —inclusive esta coluna.

O Twitter era a única das principais redes sociais que não tinham o recurso. Facebook e Instagram —além do WhatsApp, é claro—, já oferecem a opção de enviar áudios faz tempo.

As mensagens de voz são práticas para quem está em movimento e não pode digitar na hora. Também promovem a acessibilidade de cegos e de quem tem dificuldades com a escrita. Mas, em mãos erradas e sem noção, podem ser um perigo para o abuso do tempo alheio. O bom é que os áudios por DM terão um limite de 140 segundos.

Para enviar, é muito simples. Basta clicar no ícone de frequências sonoras, ao lado do campo de digitar, e gravar. Quando terminar, toque no ícone novamente. Você pode ouvir antes de enviar. Se quiser enviar direto, sem ouvir, mantenha o ícone pressionado durante a gravação e deslize o dedo para cima quando acabar.

Só será possível enviar áudios para quem você pode enviar DM —depende da configuração de privacidade de cada um.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem