Cinema e Séries
Descrição de chapéu Cinema

Versão chinesa de 'Clube da Luta' se parece mais com livro, diz autor

Chuck Palahniuk se mostrou indiferente à mudança feita para exibição no país

Cena do filme "Clube da Luta" - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Los Angeles
AFP

O final modificado na versão chinesa de "Clube da Luta", no qual as autoridades vencem, é mais parecido ao contemplado no livro original. Quem afirma é o autor da obra de 1996 que foi adaptada ao cinema.

Fãs do filme na China assinalaram nesta semana que uma versão do clássico de David Fincher, de 1999, foi transformada com a exclusão de seu final anarquista. Mas, enquanto alguns admiradores do filme se incomodaram com a edição e criticaram a censura da China, Chuck Palahniuk se mostrou indiferente à mudança.

"A ironia é que a forma na qual os chineses mudaram o filme o torna mais parecido com o final do livro", disse Palahniuk ao site TMZ. "Ao contrário do final de Fincher, que era mais espetacular visualmente. Assim que, de certa forma, os chineses aproximaram um pouquinho o filme do livro."

Além disso, o escritor comentou que o livro, ao longo dos anos, sofreu modificações frequentes para seguir mais de perto a trama do filme. "Muitas editoras internacionais editaram o romance, para que terminasse como no filme", comentou. "Estive lidando com esse tipo de mudança durante 25 anos."

Na versão exibida na China, em vez da explosão em massa de edifícios que fecha o longa-metragem protagonizado por Edward Norton e Brad Pitt, aparece uma tela negra com um texto. "A polícia rapidamente descobriu o plano e prendeu todos os criminosos, prevenindo de forma exitosa que as bombas explodissem", diz a legenda.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem