Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu Cinema

Jay-Z defende os caubóis negros do western 'The Harder They Fall'

Ele aposta em corrigir ideias equivocadas estabelecidas no gênero

Cena do filme 'The Harder They Fall' - Divulgação Netflix
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo
AFP

O rapper, produtor e executivo americano Jay-Z, 51, disse na quinta-feira (9) que seu novo filme western, 'The Harder They Fall', aposta em corrigir ideias equivocadas estabelecidas no gênero, como a de que todos os caubóis eram brancos.

O astro da música produz o drama da plataforma de streaming Netflix, protagonizado por Idris Elba e Regina King, acompanhados por um elenco de atores negros.

Embora clássicos do gênero em Hollywood, como a icônica "Trilogia dos Dólares", do diretor italiano Sergio Leone, peça fundamental do chamado "Spaghetti Western" –com Clint Eastwood no papel principal e música do falecido maestro italiano Ennio Morricone–, deixem de fora muitas minorias, o diretor deste filme, Jeymes Samuel, garante que um em cada quatro caubóis históricos eram negros.

"Tem muita gente que gostaria que essa história não fosse revelada", afirmou Jay-Z em coletiva de imprensa virtual.

Além de contar uma história divertida, "a cereja do bolo" do filme é mostrar aqueles que foram ignorados nos típicos westerns de Hollywood, dominados por personagens brancos, acrescentou.

O filme mostra caubóis negros, indígenas e foragidos como Nat Love, Rufus Buck e Cherokee Bill, muitos dos quais viveram em diferentes locais e momentos históricos, e que poderiam nunca ter se conhecido.

Mas o produtor, marido da diva pop Beyoncé, disse que trabalhar em uma abordagem mais documental teria "afastado as pessoas" e reduzido o impacto do filme.

"Se você o apresenta como uma história fictícia, mas deixa algumas coisas ali . Acho que a música [também] funciona muito bem nisso", disse.

"Você só ouve a música, sintoniza, gosta do ritmo, e toda essa informação começa a entrar na tua alma sem que você note. É o que gosto em 'The Harder They Fall'", disse.

O rap e a narrativa estão entrelaçados no filme e ambos funcionam muito bem "como fios condutores", acrescentou Jay-Z, destacando o impacto de algumas letras na trama.

Jay-z comentou que muitos westerns de Hollywood incluem referências que não correspondem à realidade, como o poncho de Eastwood na famosa trilogia.

Em "The Harder They Fall", a trilha sonora traz uma ampla gama de influências, incluindo o astro do reggae Barrington Levy.

"Quando você ouve Barrington Levy, pensa, 'Bom, isso não é música do velho oeste'. Mas a melodia italiana em 'Oklahoma' também não era!", destaca.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem