'Round 6' vira sensação na China mesmo sem transmissão da série no país
Roupas de personagens e doce mostrado na produção atraem fãs
Embora não esteja disponível na China, a série da Netflix "Round 6" virou sensação no país. São muitos os fãs que driblam os controles para baixar a produção ilegalmente e não deixam de comprar produtos vinculados à sua trama, como seus trajes peculiares.
A distópica série sul-coreana se tornou o lançamento mais popular da história da plataforma americana, mas dificilmente conseguirá a aprovação dos censores chineses devido ao seu conteúdo violento. Mas isso não a impediu de conquistar uma legião de fãs em cidades como Xangai.
Uma multidão tem se aglomerado diariamente em frente a uma loja que vende "dalgona", um doce sul-coreano que aparece na série. "As pessoas começaram a enviar piadas relacionadas à série nas conversas de grupo quando comecei a assistir", disse à AFP um cliente apelidado de Li.
"É acelerado e, por isso, bastante emocionante", disse ele, que, ao lado de um amigo, se gravou logo após comprar o doce, imitando um desafio da série no qual as personagens devem recortar formas no doce sem quebrá-lo.
"Round 6" fala sobre um grupo de personagens marginalizadas e endividadas que entram em uma competição de jogos infantis para ganharem 45 milhões de wons (US$ 38 milhões ou R$ 210 milhões). Se forem eliminados, pagam com a vida.
Os fabricantes chineses, sempre perspicazes, não perderam a oportunidade e começaram a produzir fantasias e máscaras da série, que já estão inundando as plataformas de comércio digital do país.
O comerciante Peng Xiuyang disse à AFP que suas vendas cresceram 30% depois que colocou os produtos da série à venda. Não sabia nada sobre ela até que um cliente lhe perguntou se vendia as máscaras pretas usadas pelos guardas de segurança da competição mortal.
A audiência chinesa conseguiu se esquivar dos controles na internet e assistir à série, especialmente por meio de páginas de download ilegal de fácil acesso.
"Nosso cálculo é que 'Round 6', que está obtendo popularidade global, está sendo distribuída ilegalmente em cerca de 60 sites da China", disse o embaixador da Coreia do Sul na China, Jang Ha-sung, em uma recente audiência parlamentar.
Prova de que o fenômeno também chegou ao gigante asiático, o nome da série "Round 6" alcançou quase 2 bilhões de visualizações nas redes sociais.
Nos comentários, os usuários falam sobre como superariam os desafios da trama e se perguntam como seria uma versão chinesa da série. "Não passaria pela censura se fizéssemos uma produção assim... se fosse muito violenta, seria removida", afirmou um internauta.
Comentários
Ver todos os comentários