Simone Sampaio dá adeus a reinado na Dragões e espera influenciar novas gerações de mulheres negras
'Não tive referências que me fortalecessem enquanto mulher negra'
'Não tive referências que me fortalecessem enquanto mulher negra'
Completando bodas de prata com o sambódromo neste ano, Simone Sampaio se despede do reinado da bateria da Dragões da Real. Depois de acumular escolas paulistas tradicionais no currículo, como Unidos de Vila Maria, Nenê de Vila Matilde, Unidos do Peruche e Mocidade Alegre, ela diz que é hora de passar o bastão e "aguardar as surpresas felizes que o universo reserva".
Neste último desfile como rainha, a musa diz que quer curtir ao máximo cada minuto, ao lado de sua comunidade. Em entrevista ao F5, ela comenta a decisão. "Pensei muito a respeito. Acho justo que se abram espaços para que outras conquistem uma história tão feliz quanto a minha."
"Normalmente, as rainhas de bateria ficam por muitos anos no posto e muitas meninas da comunidade ficam no aguardo desta oportunidade. É importante dar início a uma mudança neste comportamento. Eu me sinto amada e amo muito a minha comunidade, mas assim como eu, outras meninas amam e se dedicam à escola", afirma.
Apaixonada pelo Carnaval desde que os ensaios da Unidos de Vila Maria aconteciam em frente à porta de sua casa, no ano de 1995, quando desfilou pela primeira vez, Simone diz sentir-se grata a todos os mestres, colegas e carnavalescos que contribuíram na sua trajetória.
Além de usar seu nome, muito conhecido no meio, para dar visibilidade a projetos sociais, a musa afirma que quer ainda ser um espelho para as gerações mais novas. "Quando eu era mais nova, não tive referências que me fortalecessem enquanto mulher negra. Criei uma imagem a partir das dificuldades que enfrentei na vida. Cada vez que eu ouvia ‘olha a negra do cabelo duro’, eu aumentava ele com o garfo de pentear. Sempre soube que meu lugar era onde eu quisesse estar."
“Hoje, com a minha filha eu posso ser referência. Eu me sinto muito feliz quando ouço uma garota dizer que acha meu cabelo lindo e me fazer várias perguntas sobre transição capilar. Eu me sinto orgulhosa por poder falar sobre isso com leveza hoje.”
Com altas expectativas para o derradeiro desfile, Simone diz acreditar no pódio para a Dragões, que tem como tema “A Revolução do Riso”. A agremiação é a terceira a desfilar no Sambódromo do Anhembi, na zona norte de São Paulo, na noite desta sexta-feira (21).
"Neste ano, mais do que um enredo, a escola leva para avenida um propósito. Levantamos a bandeira do amor e da alegria. Mais do que antes, eu espero trazermos esse caneco para a nossa comunidade, encerrando com o troféu de campeã."
Thiago Stivaletti: Foto de Fernanda Torres mostra que o brasileiro não tem maturidade pro Oscar
Ex-bailarina do Faustão comprou itens de luxo e pagou viagens com dinheiro suspeito, diz polícia
Homem passa por transplante de rosto após dez anos sem falar nem comer
'Mania de Você': Gabz fala sobre nova fase de Viola: 'Fortalecida'
Comentários
Ver todos os comentários