Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Carnaval
Descrição de chapéu Alalaô

Rainha de bateria da Colorado do Brás desfila ao lado da filha de dez anos

Muriel Quixaba herdou gosto da mãe pelo Carnaval e agora incentiva a pequena Izabelly

Muriel Quixaba, destaque da escola de samba Colorado do Brás

Muriel Quixaba, destaque da escola de samba Colorado do Brás Adriano Vizoni/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na casa de Muriel Quixaba, Carnaval vem de berço. Sambista desde os cinco anos de idade, quando a mãe a acompanhava nos ensaios da Rosas de Ouro, ela nunca deixou de comparecer às quadras. Hoje, ela está à frente da bateria da Colorado do Brás pelo quarto ano consecutivo, ao lado da filha Izabelly, 10, que desfila como rainha mirim da escola.

"O Carnaval para mim é uma coisa de família, porque vem da minha mãe, foi passado por gerações. Hoje, na Colorado, meu marido é chefe de ala. Toda a nossa família está junta no Carnaval", conta.

Espelho de um grande público, a passista conta que toma cuidado com os figurinos que veste e com sua postura dentro e fora da avenida. "Muitas crianças me acompanham porque somos mãe e filha à frente da bateria. Eu tomo um certo cuidado. Estou num cargo que transparece tudo aquilo e o Carnaval é: a alegria e a sensualidade também, mas acho que tudo deve ter seu peso e sua medida", afirma.

Ela conta que conversa com a filha em casa sobre temas como a exposição e a dedicação ao Carnaval. "Eu tomo muito cuidado. Eu converso muito com a Izabelly, porque a gente tem uma relação de mãe e filha e também de amigas. Às vezes ela vê algo no YouTube e pergunta se pode usar também. Explico que eu tenho uma certa idade e ela tem outra."

Apesar da responsabilidade, ela conta que encara o desafio com leveza. "Eu trato com amor, porque não um simples ser rainha, quando eu entrei, tomei um susto! É muita responsabilidade tomar o lugar de uma rainha que tinha 17 anos de escola. Mas eu já tinha certa ligação com o pessoal da bateria, foi muito carinho, muita dedicação", diz.

Na semana passada, a musa sofreu um acidente doméstico enquanto faxinava sua casa, na zona norte de São Paulo. Ela chegou a ter paralisia parcial após bater a cabeça e as costas na quina de um móvel, mas, de acordo com a equipe médica que a atendeu, ainda está apta a desfilar. Ela se recupera em casa, realizando sessões de fisioterapia.

A Colorado do Brás é a segunda escola a percorrer o Anhembi no segundo dia de desfile do grupo especial, no sábado do dia 22 de fevereiro. Neste ano, o enredo da agremiação é "Que Rei Sou Eu? e vai abordar a história de dom Sebastião, rei português desaparecido na batalha de Alcácer-Quibir, no norte da África, em 1578.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem