Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Michael J. Fox lembra os anos de 'negação' após o diagnóstico de Parkinson

Ator recebeu prêmio que reconhece esforços filantrópicos

Michael J. Fox recebe prêmio humanitário Jean Hersholt
Michael J. Fox recebe prêmio humanitário Jean Hersholt - Kevin Winter/Getty Images via AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ator Michael J. Fox, 61, estrela de "De Volta para o Futuro'', disse que a doença de Parkinson foi "um presente". A afirmação foi feita após receber o prêmio Jean Hersholt Humanitarian Award, uma espécie de Oscar que reconhece esforços filantrópicos excepcionais, no 12º Governors Awards, no sábado (19), em Los Angeles.

"Foi um presente, como meu amigo George Stephanopoulos apontou em um filme", disse Fox. "Eu me refiro ao Parkinson como o presente que continuo recebendo."

No discurso, o ator falou que abandonou o ensino médio e se mudou do Canadá para Hollywood onde encontrou fama, se apaixonou e começou uma família antes de receber o diagnóstico de Parkinson aos 29 anos.

"Disseram-me que só tinha mais dez anos para trabalhar. Isso era mentira. Foi o que aconteceu. A parte mais difícil do meu diagnóstico foi lidar com a certeza do diagnóstico e a incerteza da situação."

Ele disse que no começo só sabia que iria piorar com a doença. "O diagnóstico foi definitivo, a evolução foi indefinida e incerta", disse. "[Minha esposa Tracy Pollan ] deixou claro que ela estava comigo durante todo o tempo. Mas meu filho, Sam, não sabia. Ele não tinha escolha."

O ator revelou que ficou sete anos em negação, tentando entender tudo. "O garoto que deixou o Canadá convencido de que faria qualquer coisa acontecer, pelo menos trabalhando duro e acreditando, agora tinha uma tarefa difícil pela frente."

Fox disse que contou para poucas pessoas sobre a doença e elas guardaram o segredo. Nesta época, ele contou que vários tipos de médicos o ajudaram a entender como seu corpo e cérebro estavam reagindo à doença. "Finalmente, senti que precisava contar a todos. Eu entendi que teria um grande impacto na minha carreira."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem