Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Kanye West encerra parceria com a Gap e vai abrir suas próprias lojas

Há meses o rapper acusava a marca de excluí-lo do processo criativo

 Kanye West
Kanye West - Jean-Baptiste Lacroix/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

O rapper americano Kanye West, 45, comunicou à Gap nesta quinta-feira (15) que está encerrando de maneira unilateral sua parceria com a marca de roupas e que tem planos de abrir lojas de sua marca, Yeezy.

"A Gap não deixou escolha para Ye (novo nome legal de West) a não ser rescindir seu contrato de colaboração devido à violação material da Gap", escreveu o advogado do artista, Nicholas Gravante, em uma carta, cujo conteúdo foi parcialmente obtido pela AFP.

O também produtor e estilista, com uma personalidade imprevisível, assinou um acordo com a marca em 2020, com planos de combinar roupas clássicas da Gap com os designs da Yeezy, marca de West. A Gap não respondeu os pedidos de comentários da AFP.

Wall Street reagiu mal a notícia e as ações da Gap caíram cerca de 3% por volta das 14h (horário de Brasília). O anúncio encerra meses de reclamações nas redes sociais por parte de West, nas quais acusou a marca de excluí-lo do processo criativo e atrasos no marketing.

Gravante disse que West tentou "diligentemente" resolver os problemas com a empresa, mas "ele não chegou a lugar nenhum". "Ye agora se moverá rapidamente para recuperar o tempo perdido abrindo as lojas de varejo da Yeezy."

Segundo o The New York Times, a Gap esperava obter US$1 bilhão (cerca de R$ 5,2 bilhão) apenas com os produtos Yeezy em cinco dos dez anos de parceria.

Sua coleção lançada este ano replicava o estilo próprio de West, com roupas escuras e folgadas e variações do moletom com capuz que já foi a roupa de assinatura da Gap.

A Gap é proprietária das marcas Banana Republic, Old Navy e Athleta. Com sua popularidade em queda há anos, a empresa fechou cerca de 350 lojas Gap e Banana Republic desde outubro de 2020.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem