Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Giovanna Ewbank diz que vai usar o privilégio branco no combate ao racismo

Atriz confirma que deu um tapa na mulher que proferiu ofensas raciais

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank e os filhos Titi e Bless
Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank e os filhos Titi e Bless - Instagram/gioewbank
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O casal de atores Giovanna Ewbank, 35, e Bruno Gagliasso, 40, falou pela primeira vez sobre o racismo sofrido pelos filhos Titi e Bless, em um restaurante, na Costa da Caparica, em Portugal, no sábado (30). Eles disseram, em entrevista ao Fantástico (Globo), no domingo (31), que vão usar o privilégio branco para combater o racismo.

Gagliasso falou que estava no restaurante com a família e amigos, enquanto as crianças brincavam na praia. Giovanna conta que eles costumam ir muito ao local porque encontram muitas pessoas pretas. "Para os nossos filhos a gente acha muito importante estarem em ambientes com pessoas pretas", disse a atriz.

O ator conta que uma das crianças falou o que tinha acontecido e ele viu o gerente pedindo para uma mulher ir embora. Giovanna afirma que só percebeu que era algo racial quando viu uma família de angolanos, de mais ou menos 15 pessoas, recuada.

Neste momento, o casal ouviu a mulher se negando a ir embora do local falando alto ofensas raciais, como "pretos imundos", "voltem para África", "voltem para o Brasil" e "Portugal não é lugar para vocês". Gagliasso imediatamente chamou a polícia, Giovanna partiu para cima da mulher e começou a discussão, que teve o vídeo vazado nas redes sociais.

Na entrevista ao Fantástico, Giovanna confirmou a apresentadora a apresentadora Maju Coutinho que deu um tapa na mulher que proferiu ofensas raciais aos seus filhos. "Minha mulher nao agrediu, ela reagiu. Não confunda a reação do oprimido com a ação do opressor", disse Gagliasso.

A atriz acredita que a mulher nunca esperou que uma branca fosse combatê-la da maneira como ela fez. Giovanna afirmou que tem consciência que a sua fala foi validada por ela ser branca, diferente do que acontece com mães pretas que são tachadas de loucas e raivosas todos os dias e ainda ouvem que não existe racismo. "Será que iria ter essa atenção toda se fossemos pais pretos de crianças pretas?", perguntou a atriz.

Emocionada, Giovanna revelou que foi a primeira vez que a filha Titi –que já sofreu racismo em 2017– viu a mãe combatendo o racismo, que costuma fala para os filhos, de frente. Ela contou que Titi ficou muito assustada porque entendeu o que estava acontecendo, mas Bless não percebeu porque estava brincando.

A atriz –que na primeira vez que a filha sofreu racismo ainda não sabia como lidar com a situação–​ garante que hoje é uma mulher muito mais consciente dos seus privilégios e vive rodeada de outras mulheres pretas com quem aprende diariamente. "Eu vou fazer jus ao nome privilégio branco e vou combater o racismo de frente."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem