Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu Festa do Peão de Barretos

Érika Januza defende política no currículo escolar e comenta voto: 'Teremos mudança'

Atriz vive policial na 2ª temporada de Arcanjo Renegado, que estreia dia 25

Erika Januza
Erika Januza - Instagram/ erikajanuza
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Posso dizer que vamos ter mudança". É assim que Érika Januza, 37, responde ao ser questionada sobre seu voto nas eleições de outubro. A atriz diz que não costuma falar sobre política por causa da atual polarização do país, mas defende que é um assunto "necessário", que precisa ser "discutido, falado".

"Política é o nosso futuro, o futuro de cada um de nós e tem que ser discutida, sim, mas com respeito. Acho que política tinha que ser uma matéria na escola. A criança tinha que crescer já com essa base. Um debate aberto de ouvir e falar, coisa que às vezes a gente não tem. Isso é o ruim da política, mas ela é extremamente necessária".

A atriz, que está atualmente na segunda temporada de "Arcanjo Renegado" (Globoplay), que estreia na próxima quinta-feira (25), afirma que se posiciona quando se sente à vontade. "Não sou uma pessoa que vê os outros falando então tem que falar, mas acho que [política] tem que ser discutida", disse ao F5 neste sábado (20) durante a Festa do Peão de Barretos, no interior paulista.

Januza também falou um pouco sobre seu retorno à série "Arcanjo Renegado" na pele de Sarah. A viúva de um PM, preocupada com o irmão também policial, decide agora honrar o sangue da família e entra para o GIT (Grupamento de Intervenção Tática) da Polícia Militar do Rio, mostrando agora as dificuldades e desafios das mulheres na corporação.

A atriz conta que a personagem mantém a essência que tinha na primeira temporada, mas agora vai mostrar um outro tipo de força. Para isso, Januza teve que subir em favela e dar tiro "de verdade", coisa que nunca tinha feito antes. O grande desafio, no entanto, era manter o fôlego enquanto carregava o fuzil, subindo o terreno íngreme da Rocinha.

"Conheci um universo que não sabia, entrei em lugares onde quase ninguém entra. ‘Arcanjo’ traz uma verdade, mostra o ambiente onde tudo realmente acontece. Tinham policiais reais, traficantes, ex-presidiários, o José Junior [criador da série] traz muita verdade nos trabalhos dele, e não foi diferente em ‘Arcanjo’. Eu ia embora [das gravações] reflexiva."

"[Mudou] a minha forma de ver a profissão do policial, pude ver como é estar do outro lado", continua. "Os lugares que eu acessei, completamente difíceis, me fizeram pensar na realidade do nosso país. Eu ia embora contando para as pessoas, não o que eu passei dando tiro e tal, mas o que eu vi, que me marcou muito. Inesquecível para mim o que eu vivi lá no alto da Rocinha."

A terceira temporada de "Arcanjo Renegado" já está escrita e deve começar a ser gravada no próximo ano. Além disso, a atriz também estará na série "A Magia de Aruna", da Disney, também prevista para 2023. Mas antes disso, os fãs já poderão acompanhá-la em "Verdades Secretas 2" (Globoplay), que chega à Globo no dia 30. "Tem muita coisa", brinca a atriz.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem