Celebridades

Talitha Morete diz que versatilidade é seu trunfo após 12 anos na Globo

Apresentadora comanda o É de Casa e já substituiu Ana Maria Braga

A jornalista e apresentadora Talitha Morete Sergio Baia/Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Jornalista e apresentadora, Talitha Morete, 37, se diz em sua melhor fase. No comando do É de Casa desde 2020, ela também já substituiu nomes como Ana Maria Braga no Mais Você. Dos 14 anos de profissão —12 deles dentro da Globo—, ela conta já ter feito de tudo um pouco e agora celebra todos os desafios pelos quais já passou para receber seu maior destaque na TV.

"A versatilidade é o meu maior trunfo. E ainda bem que eu tive a sorte e a oportunidade de mostrar essa versatilidade. Fiz de tudo um pouco e todas essas experiências me trouxeram até aqui. Mas não basta ter a oportunidade, você precisa estar preparado. Sempre digo que estar pronto é tudo", comenta a jornalista natural de Campinas, no interior paulista, em entrevista ao F5.

Antes de entrar na TV aberta, ela trabalhou dois anos em uma produtora independente. Lá, apresentou alguns programas de esporte na internet antes de fazer duas produções para o Multishow: "Tudo ao Mesmo Tempo Hoje" (2008), que falava de música, e o "Verão Multishow" (2009), no qual viajava pelo litoral do Brasil e mostrava os lugares mais badalados da estação mais quente do ano.

Na Globo, Talitha já trabalhou em grandes programas da casa e com os maiores comunicadores do país. Ela começou como repórter no Domingão do Faustão, em 2010, e três anos depois chegou ao Mais Você. Em 2020, quando a pandemia tirou todo o entretenimento do ar, foi deslocada para o jornalismo local do Rio de Janeiro.

"Nada cai do céu. Só chuva mesmo (risos). Sou bem crítica comigo mesma, estudo bastante, me preparo para dar o meu melhor seja onde for. Gosto de aprender e procuro me envolver em todas as áreas possíveis. No Mais Você, como repórter, eu sempre gravei, decupei, fiz roteiros e isso me ajudou muito", diz Morete que mal sabia que anos mais tarde substituiria Ana Maria no comando de algumas edições.

"Substituir a Ana é também um reconhecimento do meu trabalho. Estou no programa há oito anos, tenho muito orgulho de tudo o que já fiz ali e me sinto honrada de poder representar uma das maiores comunicadoras da TV brasileira. Uma unanimidade", reflete.

Já no É de Casa, o desafio é ainda maior, já que são ao menos cinco horas ao vivo todo sábado. É preciso ter experiência e jogo de cintura para abordar temas leves como para mudar repentinamente o assunto e tocar em algo mais factual e por vezes pesado.

"Aprendo todo sábado. É um programa longo, ao vivo, que preciso estar atenta o tempo todo para lidar com os improvisos. Não é para qualquer um. Neste último ano, comecei a colher tudo o que venho plantando até hoje. Tenho uma longa caminhada pela frente, mas estou muito feliz e realizada com tudo que estou conquistando. Só eu sei o quanto eu quis e batalhei para conseguir."

Ser apresentadora, se comunicar com as massas e lidar com entretenimento sempre foram os maiores objetivos de Talitha Morete. E apesar de ter conquistado o que sonhava, ela é adepta do "um dia de cada vez". "Nunca quis que as coisas acontecessem de forma rápida. Sempre tive em mente que eu queria uma história sólida. E para isso é preciso respirar algumas vezes, manter o foco e não desanimar", pontua.

A partir do sonho realizado e de trabalhar ao lado de quem gosta e respeita, Talitha diz que o que mais quer é permanecer no ar e consolidar sua imagem e seu trabalho. Ela conta que gosta de viver o momento e que o futuro depende do que é feito agora.

"É importante dar valor e curtir cada degrau alcançado. As pessoas sempre pensam na próxima conquista e não conseguem aproveitar o que estão conquistando hoje. Me dediquei tanto para realizar o meu sonho de apresentar um programa na TV aberta que quero e devo curtir essa fase maravilhosa. Tenho muitos sonhos, claro, mas prefiro manter os pés no chão para continuar com o mesmo entusiasmo", diz.

LIVRE, AVENTUREIRA E ‘SÓSIA’ DE PATRÍCIA POETA

Se na vida profissional a jornalista Talitha Morete se diz em sua melhor fase, na pessoal isso não é muito diferente. Independente desde os 18 anos, quando resolveu morar sozinha, Talitha conta que se vê livre para pensar com calma o seu futuro quando o assunto são filhos.

"Não tenho filhos e, por enquanto, não estou pensando nisso. Congelei os óvulos para ter uma segurança caso queira ter mais para frente. Agora o foco é no trabalho. Estou solteira e muito feliz assim", revela.

Aventureira, a jornalista afirma que uma das coisas que mais gosta de fazer é colocar uma mochila nas costas e viajar. Estar no meio da natureza é um dos hobbies que cultiva. "Quando eu tenho férias, amo ir à praia e sempre escolho programas durante o dia. E quando tenho uma folguinha, aproveito para visitar a minha família que é a base de tudo", completa.

Ana Furtado, Talitha Morete, Patricia Poeta, Tati Machado e Manoel Soares no programa É De Casa - Instagram/talithamorete

Mas ficar em casa também é um programa que ela aprecia. "Aliás, sou uma ótima dona de casa (risos). Aprendi a me virar. Gosto de cuidar do meu cantinho. A minha casa é o meu templo", diz.

Talitha conta que é muito família, gosta e preza sempre pela simplicidade e que ama estar rodeada de poucos e bons amigos. Uma dessas amigas é a jornalista e apresentadora Patrícia Poeta, 45, com quem ela divide a apresentação do É de Casa aos sábados pela manhã desde 2020.

E muitos já repararam que ambas são bem parecidas fisicamente. De acordo com Morete, no início, algumas pessoas faziam essa brincadeira, mas ela garante que pessoalmente não tem como confundir.

"Encaro [essa comparação física] como um elogio porque a Patrícia é uma mulher maravilhosa. Talvez isso role pelo fato de estarmos no mesmo programa, termos o mesmo biotipo. Acredito que agora o público já entendeu isso. Sempre levei numa boa. Me divirto com o humor do público", diz.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem