Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Antoni Porowski, da série 'Queer Eye', critica repressão à comunidade gay na Polônia

Ele chamou repressão de 'absurda' e pede ações da UE contra o país

Elenco da série americana 'Queer Eye', com Antoni Porowski ao centro - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Oscar Lopez
Cidade do México
Reuters

O astro da série americana “Queer Eye” Antoni Porowski, 36, que tem raízes polonesas, fez um apelo nesta terça-feira (22) para que a Polônia respeite seus cidadãos gays e trans. Ele chamou de "absurdo os ataques aos direitos LGBTQ+ no país, onde as cidades estão se declarando zonas livres de LGBT.

O ator tem promovido uma petição do grupo de ativistas All Out que pede à União Europeia que condene a repressão. A petição, com mais de 300 mil assinaturas, foi entregue na terça-feira à comissária europeia para a Igualdade, Helena Dalli, no mesmo dia em que a pequena cidade polonesa de Krasnik se declarou “livre da ideologia LGBT”.

É uma das dezenas de municipalidades que têm feito declarações semelhantes na Polônia, onde o presidente Andrzej Duda é um crítico dos direitos dos gays e trans e fez campanha contra a adoção por casais do mesmo sexo e a educação sobre a comunidade LGBTQ+ nas escolas.

“Se a Polônia quer fazer parte da UE, então eles têm que se comportar de acordo”, disse Porowski, que nasceu no Canadá, mas tem pais poloneses. “Ter seu próprio povo excluindo sua própria população parece muito absurdo e contraintuitivo para a história polonesa”, afirmou Porowski em entrevista à Thomson Reuters Foundation.

Os direitos LGBTQ+ causam divisão na Polônia, onde o partido governante, Lei e Justiça, e a poderosa Igreja Católica os denunciaram como uma “ideologia” estrangeira que ameaça os valores tradicionais. A Polônia é membro da União Europeia desde 2004.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem