Celebridades

Influenciadores se preocupam com possível proibição de TikTok nos EUA: 'É estúpido'

Aplicativo está no centro de uma disputa diplomática entre EUA e China

Jovens que produzem vídeos por meio do aplicativo TikTok
Jovens que produzem vídeos por meio do aplicativo TikTok - Mike Blake-25.ago.2020/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rollo Ross
Los Angeles

Numa mansão de luxo em Hollywood, jovens influenciadores do TikTok saltavam em uma manhã ensolarada nesta semana testando ideias para vídeos curtos que esperam que se tornem virais. Eles também estão preocupados com o futuro.

Kids Next Door LA é uma das várias casas TikTok nos EUA onde adolescentes vivem, dormem e discutem ideias criativas para vídeos de música e dança e buscam negócios com marcas que podem render milhões de dólares para os principais influenciadores.

Mas seus planos estão agora em risco por causa de uma ordem executiva do presidente dos EUA, Donald Trump, que banirá o aplicativo de mídia social, se o grupo chinês ByteDance não obtiver um acordo para vendê-lo até setembro.

"Por dois a cinco meses, talvez, todo mundo vai levar um grande golpe. Todo mundo vai perder um fluxo de receita. Eu acho que é realmente estúpido o que Trump está fazendo", disse Adam Miguest 27, conhecido no TikTok como @itsadamm.

O Walmart disse esta semana que está se juntando à Microsoft em uma oferta pelos ativos da TikTok nos EUA. Espera-se que a ByteDance escolha um candidato para entrar em negociações exclusivas já nesta sexta-feira, mas não está claro como qualquer negócio afetaria o futuro dos vídeos amados por milhões e aqueles que os fazem.

Não são apenas os influenciadores que as mudanças podem afetar, mas também as marcas que tentam fazer negócios com eles. "Talvez as pessoas fechassem as vendas na loja e fizessem uma estratégia de comércio eletrônico que envolvesse a TikTok. Isso poderia afetar muitos setores –especialmente a indústria da música, porque muitas músicas se tornam virais do TikTok", disse Ariadna Jacobs, cujo empresa administra Kids Next Door LA.

Reuters
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem