Celebridades

Selena Gomez revela ter feito transplante de rim e agradece a amiga: 'Te amo muito irmã'

Selena Gomez se se submete a um transplante de rim devido ao lúpus
Selena Gomez se se submete a um transplante de rim devido ao lúpus - Reprodução/Instagram/SelenaGomez


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cantora Selena Gomez, 25, surpreendeu os fãs nesta quinta-feira (14) ao postar uma foto em sua conta no Instagram em uma cama de um hospital. Ela explicou aos fãs que estava "sumida" porque descobriu que precisava fazer um transplante de rim devido ao lúpus, doença que foi diagnosticada em 2011, mas só revelou em 2015. 

"Descobri que precisava fazer um transplante de rim devido ao lúpus e eu estava em recuperação. Isso é algo que eu precisava fazer por minha saúde. Honestamente, estava ansiosa em dividir isso com vocês, minha jornada por vários meses, como sempre quis fazer isso com vocês", afirmou Selena.

A cantora fez diversos agradecimentos, principalmente, a amiga Francia Raísa, que lhe deu um rim para fazer seu transplante. Ela também agradeceu o atendimento da equipe médica e à família.

"Não há palavras para descrever como eu posso agradecer a minha linda amiga Francia Raísa. Ela me deu um presente inestimável e com sacrifício ao doar seu rim para mim. Eu sou incrivelmente abençoada. Eu te amo muito 'irmã'", disse a cantora.

O Lúpus é uma doença autoimune que pode danificar qualquer parte do corpo e afeta cerca de 1,5 milhão de norte-americanos, de acordo com a Lupus Foundation of America.

LADY GAGA

No American  Music  Awards 2016, a cantora Selena Gomez fez um discurso emocionante ao comentar sobre sua doença. "Esse palco foi a primeira vez que eu fui completamente honesta com vocês", disse se referindo ao episódio em que contou sobre sua doença.

"Tive que parar, porque eu tinha tudo, mas estava completamente arrasada por dentro. E eu aguentei isso o suficiente para não decepcioná-los, mas aguentei demais e decepcionei a mim mesma."

Lady Gaga, que também sofre de lúpus, ficou comovida com as palavras da colega. Ao final da premiação, ela procurou Selena para uma selfie com a "garota que tem um grande coração e o compartilha com o mundo".

LÚPUS

Lúpus é uma doença que afeta diversos órgãos do corpo humano. Ocorre quando anticorpos dos pacientes produzidos pelas células conhecidas como B do sangue periférico e dos tecidos passam a atacar o seu próprio organismo, caracterizando o que se conhece como doença autoimune.

De acordo com Morton Scheinberg, 68, doutor pela Universidade Boston e professor livre docente da USP, trata-se de uma doença que acomete principalmente mulheres jovens no período mais produtivo da vida. As manifestações clínicas são variadas, dificultando o diagnóstico em certas circunstâncias.

Os sintomas mais frequentes são dores nas articulações, febre, inchaço por todo o corpo (devido ao acometimento do rim) e queda dos glóbulos brancos e às vezes das plaquetas, que fazem parte dos mecanismos de coagulação.

Podem também aparecer manchas no rosto conhecidas como "asa de borboleta"--se agravam com a exposição ao sol. 

O tratamento do lúpus varia conforme a gravidade das manifestações clínicas. Nos casos mais severos, utiliza-se anti-inflamatórios hormonais (cortisona) e drogas conhecidas como imunessupressoras (controlam a excessiva produção de autoanticorpos).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias