Celebridades

Por que a rainha da Inglaterra tem dois aniversários?

Selo BBC Brasil

Uma das datas mais esperadas do ano para muitos no Reino Unido é o aniversário da rainha Elizabeth 2ª. O aniversário verdadeiro é no dia 21 de abril, quando ela completou 90 anos.

Mas, para os britânicos, este é apenas o dia em que Elizabeth 2ª nasceu. A data "oficial" é comemorada no dia 10 de junho, ou seja, nesta sexta-feira.

As comemorações oficiais que marcam o aniversário de um rei ou rainha no Reino Unido geralmente não coincidem com o dia do nascimento. E há uma razão fundamental para isso: o clima.

O aniversário oficial geralmente é celebrado no verão no Hemisfério Norte —ou na primavera, como no caso de Elizabeth 2ª— para aumentar a possibilidade de a comemoração ser feita com um clima mais ameno e ensolarado.

A tradição teve início há mais de 250 anos, mais precisamente em 1748, com o rei George 2º.

Britain's Queen Elizabeth leaves with Prince Philip after a service of thanksgiving for her 90th birthday at St Paul's Cathedral in London
A rainha Elizabeth e o príncipe Philip, durante celebração ao 90º aniversário da monarca - Peter Nicholls/Reuters

 Soldados

Em seu aniversário oficial, a monarca britânica participa de um desfile chamado Trooping the Colour.

Mais de 1,4 mil oficiais e soldados, 200 cavalos e mais de 400 músicos participam do evento no centro de Londres.

Elizabeth 2ª está no trono desde 1952 —nenhum soberano esteve há mais tempo no comando da monarquia britânica do que ela— e testemunhou os mandatos de 12 primeiros-ministros.

Durante os mais de 63 anos de seu reinado, a monarca presenciou a recuperação da Europa depois da Segunda Guerra Mundial, a queda do Império Britânico e do muro de Berlim, a formação da União Europeia, a chegada da era digital e os conflitos na Ásia e Oriente Médio.

Children at L'Ecole des Petits bilingual primary school celebrate Queen Elizabeth's 90th birthday
Crianças comemoram o 90º aniversário da rainha Elizabeth na Ecole des Petits, em Londres - Kevin Coombs/Reuters


Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias