Celebridades

Reese Witherspoon critica falta de oportunidades para diretoras em Hollywood

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vencedora do Oscar de melhor atriz em 2005, por “Johnny e June”, filme que contava a história do relacionamento conturbado entre os cantores Johnny Cash e June Carter, Reese Witherspoon tem se tornado uma grande defensora da presença de mulheres nos diversos cargos em Hollywood.

Em um debate promovido pela “EW”, a atriz afirmou que um dos motivos para haver poucas mulheres dirigindo filmes é que elas recebem um tratamento muito mais rigoroso que os homens.

“Se você for um diretor homem e o seu primeiro filme não for muito bom, você definitivamente vai poder dirigir um segundo filme, um terceiro”, disse. “Mas se você for mulher e seu primeiro filme não for muito bom, é assustador, porque você pode não trabalhar mais. Nós não temos essa segunda e terceira chances”, acrescentou.

Os comentários de Witherspoon vieram após uma pesquisa do sindicato dos diretores dos EUA (DGA) ter constatado que em 347 filmes lançados entre 2013 e 2014, apenas 6,4% eram dirigidos por mulheres.

Para a atriz, uma das causas das poucas oportunidades é que as mulheres já não encontram vagas nos trabalhos mais básicos de Hollywood, daí não conseguem crescer na indústria cinematográfica.

“Elas não estão nos sets”, disse. “Não conseguem ver que a maioria dos roteiristas são homens. Sinto como se precisássemos de mais oportunidades para que jovens mulheres vejam o que estamos fazendo”, disse.

Em 2014, a atriz fundou a Pacific Standard, produtora que faz histórias sobre mulheres e para mulheres para tentar diminuir a desigualdade entre gêneros em Hollywood.

 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias