Celebridades

Julianne Moore quer mudar nome da escola em que estudou; entenda o caso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vencedora do Oscar na última cerimônia, Julianne Moore quer mudar o nome da escola onde se formou no ensino médio.

Explica-se: o colégio J.E.B. Stuart High School leva o nome de um general dos Estados Confederados, Exército segregacionista derrotado durante a Guerra Civil Americana.

De acordo com a revista "People", a atriz de "Para Sempre Alice" começou uma petição com o apoio do produtor Bruce Cohen, seu colega nos tempos de escola, para renomear a instituição em homenagem a Thurgood Marshall, juiz da Suprema Corte que atuou como líder do movimento pelos direitos civis.

"Ninguém deveria ter que se desculpar pelo nome da escola pública que frequenta e a história de racismo que ele representa. Os ex-alunos da Stuart sentiram a necessidade de fazê-lo durante as suas vidas."


Fundado em 1959, o colégio escolheu o nome do general Stuart como protesto à lei que tornou ilegal a segregação nas escolas públicas.

Atualmente, o colégio é frequentado por um grupo "diverso" de estudantes, informou a "People". "Eles não deveriam frequentar um colégio com o nome de um homem que lutou para manter os negros escravizados", escreveu Julianne Moore.

A petição segue uma tendência que ganhou fôlego recentemente com a retirada da bandeira dos Estados Confederados de um memorial de Columbia, capital da Carolina do Sul, após o ataque do supremacista branco Dylann Roof em uma igreja de Charleston ter matado nove pessoas. O senador americano Clementa Pinckney foi uma das vítimas.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias