Celebridades

Relembre 5 vilões de Christopher Lee e entenda porque até o Lado Negro da Força se curvava a ele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com uma voz forte e assustadoramente marcante, um olhar fulminante e quase 2 m de altura (tinha 1,96 m), Christopher Lee, morto nesta quinta-feira (11) aos 93 anos, ficou marcado com um grande intérprete de vilões, ainda que tenha tentado se livrar da alcunha.

Em quase 60 anos de cinema, sir Christopher Lee nem sempre foi vilão. Antes mesmo de Robert Downey Jr. nascer, o ator já interpretava Sherlock Holmes (em "Sherlock Holmes und das Halsband des Todes", de 1962). Fez o inspetor inglês em três ocasiões, além de interpretar também seu irmão, Mycroft, em "A Vida Íntima de Sherlock Holmes" (1967).

Nunca houve Drácula como sir Christopher

Porém, foi literalmente tocando o terror que Lee se destacou, e como. Confira abaixo cinco vilões marcantes do ator, sem ordem de importância (ainda que Drácula tenha sido o mais importante).


1 - DRÁCULA

Lee filmou a "tríplice coroa" do terror: pela ordem, foi a criatura em "A Maldição de Frankenstein" (1957), o conde Drácula em "O Vampiro da Noite" (1958) e uma múmia em... "A Múmia" (1959). Mas foi como Drácula que o ator deixou sua marca nos filmes B de terror. Repetiu o papel em vários filmes, incluindo o instigante "Drácula no Mundo da Minissaia" (1972). Em nenhum deles brilhava no Sol ou estudava no colegial. Bons tempos.



2 - O HOMEM COM A PISTOLA DE OURO

A história dos vilões da franquia 007 não pode ser escrita sem a presença de Francisco Scaramanga (o nome já é genial, proveniente de um parentesco cubano). O assassino letal, ex-KGB, era o dono da pistola em "007 contra o Homem com a Pistola de Ouro" (1974) que desafiava Roger Moore para um duelo. E Lee só ficou com o papel após recusa de Jack Palance.

Crédito: Reprodução


3 - LORDE SUMMERISLE

Muitos, incluindo o próprio Lee, acham que esse papel foi seu ponto alto na vilania. Em "O Homem de Palha" (1973), ele fazia uma espécie de "senhor da loucura" de uma seita pagã, persuasivo o suficiente para transformar todos os habitantes de uma remota ilha na Escócia em fiéis seguidores, para desespero do policial cristão que tenta resolver um crime. Teve uma horrorosa refilmagem com Nicolas Cage, em 2006.


Crédito: Reprodução


4 - SARUMAN, O BRANCO

Poucos teriam a imponência de Christopher Lee para transformar o Gandalf de Ian McKellen num velhinho indefeso. Mas é o que Saruman, o Branco (Lee) faz na franquia "O Senhor dos Anéis". Com esse papel, o ator ganhou uma nova geração para chamá-lo de vilão. Hoje pela manhã, muitos fãs confundiram os dois magos e postaram um "RIP Gandalf".

Crédito: AFP


5 - CONDE DOOKU

Antes de Darth Vader conhecer as maravilhas do lado negro da Força em "Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith" (2005), quem distribuía raios e espadadas com sabre de luz era o sinistro conde Dooku (quem já foi Drácula tira Dooku de letra), único ser na galáxia capaz de desafiar Yoda para um "mano a mano".


Crédito: Divulgação

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias