Celebridades

Novo herdeiro do trono britânico é menino, nasceu com 3,8 kg e passa bem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O novo herdeiro do trono britânico é um menino. O Reino Unido festejou na segunda-feira o nascimento do bebê real, primeiro filho do príncipe William e da duquesa de Cambridge, Kate Middleton.

O futuro rei da Inglaterra nasceu às 16h24 locais (12h24 de Brasília) na ala privada de um hospital no centro de Londres. O anúncio oficial foi feito quatro horas depois. O príncipe assistiu ao parto normal da criança, que pesa cerca de 3,8 kg. "Nós não poderíamos estar mais felizes", disse, segundo porta-voz.

O casal passaria a noite no hospital. O nome do bebê, que usará o título de príncipe de Cambridge, ainda não foi informado.

Crédito: Justin Tallis/AFP Multidão reunida em frente ao palácio Buckingham à espera do anúncio oficial do nascimento do herdeiro do trono inglês
Multidão reunida em frente ao palácio de Buckingham à espera do anúncio oficial do nascimento do herdeiro do trono inglês

A criança passa a ocupar o terceiro lugar na linha de sucessão da rainha Elizabeth 2ª, que tem 87 anos. Deve assumir depois do avô, o príncipe Charles, 64, e do pai, o príncipe William, 31.
Quando for coroado, será chefe da Igreja Anglicana, comandante das Forças Armadas britânicas e chefe de Estado de 16 países.

Recordista de espera pelo trono, Charles se declarou "radiante" com a chegada do primeiro neto. "É um momento muito especial para William e Catherine, e nós estamos muito felizes por eles."

Um comunicado oficial afirmou que a rainha ficou "encantada" com a notícia. É esperado que ela visite a criança hoje ou amanhã.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, também festejou o bebê. "Tenho certeza de que as pessoas vão celebrar em todo o país."

A realeza quebrou uma tradição ao anunciar o nascimento via internet, em e-mail enviado a jornalistas. A decisão, segundo a rede BBC, teria sido tomada de última hora para evitar vazamentos.

Pouco depois, o médico Marcus Setchell deixou o hospital com um envelope vermelho contendo o certificado do nascimento, a ser exposto num cavalete em frente ao palácio de Buckingham.

Sua chegada provocou uma correria aos portões da residência da rainha. Poucos conseguiram ver o documento, mas a notícia se espalhou em instantes. "It's a boy! It's a boy!" ("É um menino"), repetia a multidão, aos gritos.

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress

Nem o dia mais quente de Londres em sete anos, com os termômetros encostando nos 34 graus, afastou os monarquistas mais entusiasmados.

"Peguei um trem assim que ouvi que Kate estava no hospital", disse à Folha a enfermeira Sandra Steeds, 50, com uma coroa dourada de papelão.

Turistas também se apressaram para testemunhar o momento histórico. "Estava louca para ver isso de perto", contou a administradora maranhense Patricia Sousa, 40.

William e Kate disseram que não perguntariam o sexo do bebê durante a gestação, e o mistério se arrastou até o anúncio do nascimento.

Parte da imprensa britânica apostava numa menina desde o início do ano, quando a rainha mudou uma regra milenar e aboliu a discriminação de gênero em sua sucessão. Até então, herdeiros do sexo masculino tinham preferência, mesmo que não fossem primogênitos.

A chegada do príncipe coroa uma série de três anos dourados para a família real, iniciados com o casamento de William e Kate, em 2011.

Em 2012, a rainha comemorou o jubileu de seis décadas no trono. O nascimento do bebê é mais uma boa notícia para inflar o orgulho britânico.


RECÉM-NASCIDAS

Suspense
George e James são os nomes mais cotados para o recém-nascido nas casas de apostas britânicas. Seis reis anteriores se chamaram George --inclusive o pai da rainha Elizabeth 2ª. James é o nome do irmão de Kate. O anúncio, no entanto, pode demorar: Charles e Diana só divulgaram o nome de William sete dias depois do nascimento

Aposentadoria adiada
O ginecologista e obstetra Marcus Setchell, 69, que chefiou a equipe de médicos no parto de Kate, adiou sua aposentadoria em dezembro para poder acompanhar a gravidez da duquesa de Cambridge. Setchell foi o médico da rainha Elizabeth 2ª entre 1990 e 2008

Licença-paternidade
Piloto de uma unidade de helicópteros de busca e salvamento da real força aérea, William terá direito a duas semanas de licença-paternidade, como previsto para todos os militares da área. William decidiu ficar ao lado da mulher durante o parto, ao contrário de seu avô, o príncipe Philip, que estava jogando squash quando o príncipe Charles nasceu

O rei mais pesado
Entre os futuros reis britânicos, o bebê de Kate --terceiro na sucessão ao trono-- foi o que nasceu com o maior peso: 3,8 kg. Seu pai, William, nasceu com 3,2 kg, e o avô, Charles, com 3,35 kg. A média de peso entre recém-nascidos é 3,7 kg

Souvenirs
Os britânicos devem gastar mais de 243 milhões de libras (R$ 829 milhões) em lembrancinhas do nascimento e em festas para celebrar a chegada do bebê real entre julho e agosto, segundo o "Times". O valor é superior às 163 milhões de libras (R$ 556 milhões) gastas em souvenirs das bodas de William e Kate, em 2011

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias