Bichos

Livro conta histórias das fotos vencedoras do concurso Wildlife Photographer of the Year

Obra mescla fotos aéreas, terrestres e subaquáticas com breves descrições

"The Art Of Relaxation": Os olhos revirados sob as pálpebras translúcidas sugerem um estado de sonhar
"The Art Of Relaxation": Os olhos revirados sob as pálpebras translúcidas sugerem um estado de sonhar - Jasper Doest / NHM
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A autora Rosamund Kidman Cox reuniu dezenas de histórias de fotos premiadas nos últimos 50 anos pelo concurso Wildlife Photographer of the Year.

A obra, lançada em abril deste ano, mescla fotos que capturam momentos íntimos de diferentes espécies por mais de vinte países.

Em uma das fotografias, por exemplo, intitulada "Teh Watchful Pelican" ("O Pelicano observador", em tradução livre), feita por Helmut Moik, é possível ver detalhes das penas de um pelicano.

"Com um olho e postura quase humanos, uma cabeça adornada com elegância e um manto de penas de asas mascarando o rosto, esse retrato permanece enigmático", descreve o jornal britânico The Guardian, que compilou algumas das fotos e descrições presentes no livro. 

Em outra, "The Art of Relaxation" (A arte do relaxamento"), clicada por Jasper Doest, vê-se reflexos de gotas d'água que circundam o rosto de um macaco japonês, bem como as linhas de expressão de seus olhos.

"Embora apenas uma parte do seu rosto seja revelada e os olhos do sujeito estejam fechados, este é um retrato de puro relaxamento. Podemos interpretar isso porque o sujeito é um primata e coincidimos nos menores sinais de um rosto tão semelhante ao nosso. De fato, os olhos revirados sob as pálpebras translúcidas sugerem um estado de sonho", descreve o jornal.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem