Bichos

Como tubarões podem nos ajudar a combater bactérias super-resistentes

Material inspirado na pele dos tubarões vai poder revestir no futuro superfícies hospitalares e reduzir infecções bacterianas
Material inspirado na pele dos tubarões vai poder revestir no futuro superfícies hospitalares e reduzir infecções bacterianas - BBC News Brasil
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu BBC News Brasil

Versões sintéticas de pele de tubarão estão sendo desenvolvidas para serem usadas, no futuro, em hospitais – o objetivo é reduzir as infecções bacterianas.

A pele do tubarão é composta por milhões de pequenas escamas em forma de "V" chamadas de dentículos dérmicos. Pesquisadores reproduziram a textura desses dentículos para produzir superfícies resistentes a bactérias.

Inicialmente, o material foi idealizado para reduzir o acúmulo de micro-organismos marinhos no casco de embarcações.

Mas agora os cientistas estão estudando como esta tecnologia – chamada "sharklet" – pode ser usada em hospitais, onde manter superfícies livres de bactérias é uma questão importante.

Atualmente, ligas de cobre são usadas com este objetivo em alguns ambientes hospitalares. O cobre interfere nos processos celulares de uma variedade de micróbios, se tornando tóxico para algumas bactérias.

Mas o material inspirado na pele do tubarão funciona de forma diferente - em primeiro lugar, é mais difícil para as bactérias aderirem a ele.

Superfícies que são muito manuseadas – como maçanetas e interruptores de luz – poderiam ser revestidas então com este material.

A expectativa é que a medida ajude a reduzir a taxa de infecção por doenças contagiosas, como a provocada pela bactéria Staphylococcus aureus resistente à meticilina, conhecida pela sigla SARM.

A ideia por trás do "sharklet" surgiu em 2002, quando Anthony Brennan, professor de engenharia e ciência dos materiais da Universidade da Flórida, nos EUA, recebeu um pedido da Marinha americana para pensar em maneiras de impedir a proliferação de incrustações nas embarcações.

Este acúmulo de algas era geralmente combatido com tintas anti-incrustantes tóxicas, que custaram à Marinha muito dinheiro e esforço para serem aplicadas nos navios.

Ao observar a pele dos tubarões, Brennan notou uma "estrutura parecida com a de um diamante com pequenas costeletas".

Essa estrutura requer mais energia das bactérias para se agarrarem à superfície, de modo que é mais provável que elas colonizem outros lugares ou morram.

Esse tipo de tecnologia, inspirada na natureza e no reino animal, é conhecida como biomimética.

Outros exemplos incluem o design de uma agulha cirúrgica indolor inspirarado na mandíbula dos mosquitos e como um tipo de pulga pode ser a chave para melhorar o transporte de órgãos para transplantes– e armazenar sorvete.

Parte dianteira do trem-bala é inspirada no bico do martim-pescador
Parte dianteira do trem-bala é inspirada no bico do martim-pescador - Getty Images

Um dos casos mais conhecidos é do pássaro martim-pescador e do trem-bala no Japão, que fazia um barulho alto ao passar pelos túneis. O ruído perturbava a vida selvagem, deixava os passageiros desconfortáveis ​​e acordava a vizinhança.

Mas, graças ao hobby do engenheiro Eiji Nakatsu, um ávido observador de pássaros, o problema foi resolvido. Ele se inspirou no martim-pescador, que consegue mergulhar em alta velocidade na água sem espirrar líquido.

O segredo está na forma aerodinâmica do seu bico. A parte dianteira do trem-bala foi inspirada então no bico do pássaro, ajudando a reduzir a resistência do ar e permitindo que ele viajasse de forma mais silenciosa e eficiente pelos túneis.

BBC News Brasil
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem