Bichos

Porquinha pintora ganha exposição e vende quadros por 1.000 euros

Ela foi batizada de Pigcasso, uma homenagem ao pintor Pablo Picasso

Pigcasso, a porca que pinta quadros
Pigcasso, a porca que pinta quadros - Reprodução/Instagram/pig
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Você compraria uma obra de arte abstrata por 1.000 euros (cerca de R$ 4.000)? E se soubesse que o autor é uma porca de 200 kg?

Batizada de Pigcasso ---uma brincadeira com o pintor espanhol Pablo Picasso-- a porquinha pintora foi resgatada de um matadouro na África do Sul e levada para um santuário animal, onde se interessou pelas artes visuais.

Com mais de 4.000 seguidores no Instagram, ela virou um sucesso no mundo da arte animal e agora vende seus quadros por até 1.000 euros. Pigcasso segura os pincéis com a boca e imprime traços enérgicos nas telas, com cores fortes e composições.

Ela ganhou até uma galeria itinerante na Cidade do Cabo, onde vive. Lá, várias de suas obras estão expostas e colocadas à venda. A galeria ainda será transferida para Paris, Londres, Berlim e Amsterdã.

Em entrevista à BBC britânica, a dona da porquinha, Joanne Lefson, ativista e fundadora do refúgio Farm Sanctuary, afirmou que treinou o animal com reforço positivo: dava petiscos em troca do trabalho realizado. Ela ainda diz que não obriga a porquinha a pintar e que "ela faz isso quando quer".

As obras prontas e o processo criativo de Pigcasso são expostos nas redes sociais, encantando milhares de fãs todos os dias. A arrecadação das vendas é totalmente usada para financiar o refúgio e conscientizar a população sobre pautas de defesa dos animais. Todos os seus quadros têm um certificado de autenticidade firmado por Pigcasso.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias