Bichos

Porquinha pintora ganha exposição e vende quadros por 1.000 euros

Ela foi batizada de Pigcasso, uma homenagem ao pintor Pablo Picasso

Pigcasso, a porca que pinta quadros
Pigcasso, a porca que pinta quadros - Reprodução/Instagram/pig

São Paulo

Você compraria uma obra de arte abstrata por 1.000 euros (cerca de R$ 4.000)? E se soubesse que o autor é uma porca de 200 kg?

Batizada de Pigcasso ---uma brincadeira com o pintor espanhol Pablo Picasso-- a porquinha pintora foi resgatada de um matadouro na África do Sul e levada para um santuário animal, onde se interessou pelas artes visuais.

Com mais de 4.000 seguidores no Instagram, ela virou um sucesso no mundo da arte animal e agora vende seus quadros por até 1.000 euros. Pigcasso segura os pincéis com a boca e imprime traços enérgicos nas telas, com cores fortes e composições.

Ela ganhou até uma galeria itinerante na Cidade do Cabo, onde vive. Lá, várias de suas obras estão expostas e colocadas à venda. A galeria ainda será transferida para Paris, Londres, Berlim e Amsterdã.

Em entrevista à BBC britânica, a dona da porquinha, Joanne Lefson, ativista e fundadora do refúgio Farm Sanctuary, afirmou que treinou o animal com reforço positivo: dava petiscos em troca do trabalho realizado. Ela ainda diz que não obriga a porquinha a pintar e que "ela faz isso quando quer".

As obras prontas e o processo criativo de Pigcasso são expostos nas redes sociais, encantando milhares de fãs todos os dias. A arrecadação das vendas é totalmente usada para financiar o refúgio e conscientizar a população sobre pautas de defesa dos animais. Todos os seus quadros têm um certificado de autenticidade firmado por Pigcasso.

Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem