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Descrição de chapéu ginástica artística

Comercial da Parmalat com mãe de Rebeca negra causa polêmica nas redes

Dona Rosa é branca e no anúncio só se ouve a sua voz; internautas veem negação às famílias mestiças e dificuldade em retratar a multirracialidade

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Rebeca Andrade e a mãe em Paris; à direita, um trecho do anúncio - Reprodução/Instagram

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Rio de Janeiro

No último 30 de julho, a agência de publicidade BETC Havas lançou uma nova campanha nas redes sociais para divulgar a linha de produtos fit da Parmalat. Neste mesmo dia, Rebeca Andrade conquistava a primeira de suas quatro medalhas nas Olimpíadas de Paris, o bronze que abriu a porteira: a ginasta botou mais três no peito em seguida, uma delas de ouro.

Em todas as vezes, saiu do tablado (ou seria palco?) ávida para pegar os óculos na mochila e, assim, conseguir encontrar a mãe, dona Rosa, no meio daquele furdunço eufórico da arquibancada.

Dona Rosa a acompanha em Paris e é uma mulher branca, que trabalhou como empregada doméstica e criou sete filhos sozinha. O pai é a pessoa negra na relação inter-racial, e não esteve presente na criação de Rebeca. O que isso tem a ver com a campanha da Parmalat? Tudo.

No vídeo postado pela empresa no Instagram, dona Rosa não aparece. Ouve-se sua voz em off, falando do orgulho que ela (e o país) sente da "menininha de nove anos que saiu de casa para treinar em outra cidade", entre outras lembranças afetivas. A mãe de Rebeca é interpretada em cenas de flashback por uma mulher negra, o que causou estranhamento e revolta nos internautas.

Negação às famílias mestiças e dificuldade em retratar a multirracionalidade no marketing foram alguns dos pontos abordados pelas críticas ao anúncio.

"Incluir a verdadeira mãe de Rebeca no comercial não diminuiria em nada o impacto de sua história como uma bela inspiração para meninas negras. Pelo contrário, criaria ainda mais uma conexão genuína com nossas famílias reais, mestiças como a de Rebeca", escreveu a ativista Beatriz Bueno, criadora do perfil @parditude no Instagram. "Por gentileza, parem de apagar nossas vivências e histórias multirraciais!", destacou, em meio a uma série de reacts à exibição do vídeo da Parmalat.

Outros perfis também criticaram a campanha, apontando identitarismo e resvalando também numa possível gordofobia no anúncio da linha fitness da empresa.

Procurada pelo F5, a Parmalat diz que Rebeca Andrade "vem estrelando vídeos ao lado de Rosa Santos nas mídias digitais" da marca, sua patrocinadora desde 2023, e lembra que "sua mãe foi, inclusive, levada à França pela empresa". Sobre este anúncio específico, alega que "entendeu-se que o momento era de produzir um vídeo lúdico para criar um paralelo entre a vida da atleta e os sonhos de uma família brasileira como forma de estímulo e encorajamento."

E continua: "O uso de atores para representar a Cara do Brasil nada mais é do que uma forma de mostrar que as conquistas estão ao alcance de todos, sejam eles negros, pardos, indígenas, amarelos ou brancos". Rebeca Andrade e sua mãe foram procuradas pelo F5 para comentar o assunto, mas a assessoria de imprensa da atleta não retornou as mensagens.