Atleta do decatlo desabafa ao receber kit das Olimpíadas: 'Broxante'
Brasileiro diz que precisará completar material com recursos próprios e lavar uniforme entre uma etapa e outra
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O atleta José Fernando Ferreira Santana, que vai representar o Brasil no decatlo nas Olimpíadas de Paris, não escondeu o descontentamento ao receber seu kit para disputar os jogos.
Segundo José Fernando, sua mochila veio apenas com três peças: uma regata, um macaquinho e um short. Ele diz que precisará investir dinheiro do próprio bolso para comprar os calçados e equipamentos e ainda terá que lavar o uniforme entre uma etapa e outra do decatlo.
"Vocês não têm ideia do quanto foi broxante receber o material da seleção", escreveu José Fernando no X nesta segunda-feira (22). "Sempre achei que, nas Olimpíadas, receberíamos uma mala de materiais, com tênis, roupas e sapatilhas, mas parece que não é bem assim para nós", desabafou.
O kit foi entregue pela Puma, patrocinadora da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Ainda na rede social, José Fernando explicou aos seguidores que utiliza sete sapatilhas diferentes para cada etapa da prova.
"Estou indo para os jogos olímpicos sem patrocínio de marca esportiva, ou seja, vou investir do meu dinheiro para comprar as sapatilhas. Sei que vai me ajudar muito", escreveu.
Em seguida, ele explicou um pouco para os seguidores sobre como é sua modalidade, uma das mais tradicionais dos Jogos Olímpicos: "Irei passar mais de 20 horas na pista de atletismo. [São] dois dias de competição divididos em quatro etapas", conta.
"Assim que acabarem as provas do primeiro dia, irei voltar para a vila e lavar meu material, ou competir com ele sujo", escreveu. Para ilustrar seu sentimento de frustração, José Fernando postou uma foto do kit de um atleta da Espanha, com peças e mais peças de roupas, calçados e equipamentos espalhados pelo sofá: "Em outras seleções, é assim que funciona", lamentou.
O atleta prosseguiu: "Estamos falando de Olimpíadas, o evento mais importante do esporte mundial. Na minha prova tem 24 participantes. Eu ainda nem fiz minhas malas para ir a Paris, e é claro que isso não diminui o tamanho do meu feito, que é estar dentre os 24 melhores do mundo. Mas isso é broxante", encerrou.
José Fernando, de 25 anos, conhecido como Balotelli, é o único representante brasileiro no decatlo. Ele é o melhor sul-americano da atualidade e conquistou a prata nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile.
O decatlo consiste em dez provas: 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros rasos, 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500 metros.